Pix, Open Finance e Real Digital podem estar NESTE sistema em breve

As novidades recentes promovidas pelo Banco Central, como Pix, Open Finance e Real Digital, devem ser integrados em um único sistema. A disponibilização deve acontecer até 2024. A declaração foi realizada pelo presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto, e apurada pela CNN.

Pix, Open Finance e Real Digital podem estar NESTE sistema em breve
Pix, Open Finance e Real Digital podem estar NESTE sistema em breve (Imagem: Montagem/FDR)

O presidente do Banco Central informa que a entidade atua para que os serviços financeiros digitalizados — como o Pix, Open Finance e Real Digital —, estejam presentes em uma plataforma única. Dessa forma, os usuários poderão ter uma experiência otimizada.

Segundo ele, “não é razoável imaginar que daqui há 3, 4 e 5 anos as pessoas ainda vão ter que abrir individualmente os aplicativos dos bancos que têm conta. Isso não vai acontecer, vai ser tudo integrado”.

Conforme pretensões do Banco Central, os aplicativos das instituições financeiras devem integrar as contas que o usuário possui em outros bancos. Essa plataforma também deve disponibilizar áreas relativas às ofertas de crédito possíveis devido ao Open Banking.

A autoridade monetária também revelou que os serviços poderão ser efetuados de modo off-line.

Campos Neto declara que os bancos integram o processo para desenvolver o sistema com a união dos serviços financeiros. A afirmação aconteceu na última quinta-feira (11), durante palestra na Febraban Tech 2022.

O Open Finance

O Open Finance é o compartilhamento padronizado de dados e serviços dos clientes entre instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central. Vale destacar que essa operação depende de aprovação prévia por parte da pessoa.

Com o compartilhamento de informações, os brasileiros podem ter acessos a esses benefícios:

  • Descobrir quais são os produtos e serviços oferecidos pelos bancos e compará-los;
  • Compartilhar informações de transações e de cadastro com a instituição que desejar, desde que ela também participe do Open Finance;
  • Acesse variadas soluções que são desenvolvidas pelas instituições participantes; e
  • tornar seu perfil conhecido a bancos que ainda não é cliente, de modo a permitir que eles disponibilizem produtos que tenham mais a ver com o cidadão.

Como forma de garantir a segurança do Open Banking, a autoridade monetária estabeleceu normas rígidas — que precisam ser seguidas por todos os participantes. O compartilhamento de dados ocorre de modo criptografado, assegurando o sigilo e segurança.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.