LULA anuncia seu PRIMEIRO ATO de governo para RECUPERAR a economia. Veja

Oficialmente, a campanha política para as eleições 2022 começou em 16 de agosto. Neste mesmo dia, Luís Inácio Lula da Silva (PT) que ocupa o primeiro lugar na intenção de votos, garantiu que vai reajustar a tabela do Imposto de Renda. O pronunciamento foi feito aos metalúrgicos e rebate uma promessa nunca cumprida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). 

LULA anuncia seu PRIMEIRO ATO de governo para RECUPERAR a economia. Veja
LULA anuncia seu PRIMEIRO ATO de governo para RECUPERAR a economia. Veja (Imagem: FDR)

Para marcar oficialmente o início da sua campanha eleitoral, Lula se reuniu com trabalhadores na porta da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, município do ABC Paulista. Relembrando os tempos em que trabalhou como metalúrgico, o candidato garantiu aos colegas e eleitores presentes que vai alterar a tabela de Imposto de Renda. 

Desde 2018 quando buscava ser eleito pela primeira vez, Bolsonaro prometeu que corrigiria esta mesma tabela o que elevaria para R$ 5 mil a isenção do Imposto de Renda. No entanto, a promessa não foi cumprida e a tabela permanece sem reajuste desde o ano de 2015.

Recentemente, o atual presidente da República voltou a dizer que vai fazer a correção, mas a partir de 2023 caso seja reeleito. Ele não foi o único a pensar nesse plano de governo, Lula também já se posicionou sobre o assunto e garantiu que caso ocupe a cadeira de presidente vai fazer alterações no IR.

A primeira medida que vou tomar quando ganhar as eleições será voltar aqui e dizer para vocês que vou reajustar a tabela do Imposto de Renda“, garantiu o ex-presidente.

Lula culpa atual governo pela crise econômica

Na ocasião, o candidatos petista ainda disse que atualmente o país enfrenta uma situação econômica ainda mais difícil do que a qual ele encontro quando assumiu a presidência do país em 2003. Lula criticou as medidas tomadas pelo governo de Bolsonaro para lidar com o cenário econômico do país.

Entre os seus planos para tirar o Brasil da crise, está a reforma tributária progressiva. O ex-presidente relaciona a correção da tabela do Imposto de Renda com o alivio aos mais pobres e à classe média, fazendo com que a população rica paguem mais impostos.

Isso porque, de acordo com o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ) a falta de atualização da tabela do IR já causou prejuízo de R$ 90 bilhões para a classe média. Desde abril de 2015 as faixas de renda da tabela não são ajustadas com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), inflação oficial do país.

Em sua defesa, Bolsonaro disse em uma entrevista para a rádio Guaíba que não conseguiu fazer alterações no Imposto de Renda porque a pandemia prejudicou alguns planos. Mas garantiu que em 2023 essa alteração será feita, caso seja reeleito.

Já está conversado com o Paulo Guedes, vai ter atualização da tabela do Imposto de Renda para o próximo ano, está garantido já“, afirmou Bolsonaro.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]