Para ficar de olho: 7 em cada 10 VAGAS DE EMPREGO são NESTES tipos de negócios

A criação de vagas de emprego no Brasil passou por diversas mudanças, principalmente após a pandemia de Covid-19. Com isso, o mercado hoje possui novas formas de empreendedorismo, afetando os trabalhadores.

Para ficar de olho: 7 em cada 10 VAGAS DE EMPREGO são NESTES tipos de negócios
Para ficar de olho: 7 em cada 10 VAGAS DE EMPREGO são NESTES tipos de negócios (Imagem: FDR)

Todos os meses o Sebrae realiza um levantamento relacionado a criação de vagas de emprego no Brasil. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) analisa os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O Caged foi criado pelo Ministério da Economia e registra as admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Com essas informações é possível identificar os vínculos trabalhistas existentes no Brasil.

De acordo com esses dados, 1,33 milhão de postos de trabalho formais foram criados no Brasil de janeiro a junho. Desse quantitativo, 72,1%, ou seja, 961,2 mil, foram criados pelos pequenos negócios.

Assim, as médias e grandes empresas abriram apenas 279,1 mil vagas nos seis primeiros meses de 2022. No mês de junho, as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela criação de 63,6% das vagas de emprego.

Esse percentual é equivalente a 176,8 mil de um total de 277,9 mil postos de trabalho criados no mês. Diante disso, as médias e grandes empresas abriram 73,9 mil vagas, ou seja, 26,6% do total.

De acordo com o Ministério do Trabalho e da Previdência, em junho foram realizadas 1,89 milhão de contratações e 1,62 milhão de demissões. Comparado ao mesmo período do ano passado, houve uma piora, já que na época foram registrados 317,8 mil novos empregos formais.

Quais setores criaram mais vagas de emprego?

Os cinco setores da economia tiveram saldo positivo na criação de empregos formais. Porém, o maior destaque foi para o setor de serviços, com 124.534 mil. Em relação às micro e pequenas empresas, 533 mil vagas foram criadas no primeiro semestre deste ano.

Só no mês de junho, os pequenos negócios criaram 78 mil oportunidades de trabalho no setor de serviços. A construção e a indústria ocuparam a segunda e terceira posição, gerando 168,8 mil e 126,3 mil empregos, respectivamente. 

Entre janeiro e junho deste ano, as micro e pequenas empresas criaram 90,6 mil postos. Em contrapartida, as médias e grandes empresas geraram 42,8 mil empregos no mesmo período.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.