Inflação: veja lista de dicas para ECONOMIZAR na hora de fazer suas compras

A alta da inflação tem dificultado cada vez mais o que era para ser o simples hábito de fazer compras. Os alimentos vendidos a preços altos retiram itens básicos da mesa do consumidor brasileiro que tem optado por produtos alternativos. 

Inflação: veja lista de dicas para ECONOMIZAR na hora de fazer suas compras
Inflação: veja lista de dicas para ECONOMIZAR na hora de fazer suas compras. (Imagem: FDR)

Itens como mamão, pepino, leite, melancia e maracujá são os mais impactados pela inflação, cujos preços vão às alturas. Com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o consumidor brasileiro tem pagado até 15,76% a mais por esses itens em comparação ao mês anterior. 

De acordo com o indicador, a inflação em alta refletiu no leite longa vida, que acumula reajustes de 57,42% no ano e 51,69% em 12 meses. Derivados do leite também foram impactados pela inflação em alta, na margem de 11,43%. É o caso do requeijão em 4,74%, a manteiga em 4,25% e o queijo em 3,22%.

Alimentos mais caros pela inflação em alta

  • Mamão: 22,48%;
  • Leite longa vida: 22,27%;
  • Pepino: 15,31%;
  • Leite e derivados: 11,43%;
  • Melancia: 10,71%;
  • Maracujá: 9,91%;
  • Banana d’água: 9,84%;
  • Pera: 8,21%;
  • Coentro: 8,20%;
  • Carvão Vegetal: 8,18%.

O grupo alimentação e bebidas subiu 1,16%. Segundo o IBGE, tanto comer fora de casa, como a alimentação domiciliar, ficaram mais caras.

A alimentação fora do domicílio teve alta de 1,27% em julho, acelerando em relação a junho (0,74%). Tanto o lanche (2,18%) quanto a refeição (0,92%) tiveram variações superiores a do mês anterior (1,10% e 0,70%, respectivamente).

A laranja-baía foi o item que apresentou maior redução de preço no IPCA-15 de julho, com queda de 22,16%. Em seguida, vêm o tomate (-19,42%) e a cenoura (-19,24%). 

Economia em meio a alta da inflação

A alta da inflação mensal assusta a maior parte dos consumidores devido à dificuldade de economizar. Felizmente, existem algumas estratégias que podem auxiliar nas compras de supermercado e, o ponto de partida é ter consciência sobre o rendimento mensal. 

Uma dica válida é o uso de aplicativos de supermercado onde o consumidor já tem o costume de comprar. Essas plataformas abrigam promoções inéditas e emitem alertas sobre descontos que podem render uma boa economia no mês. Assim é possível economizar tempo e dinheiro. 

Para muitas famílias, a compra semanal de alimentos é mais uma forma de economizar. Além de aproveitar os descontos da semana, o indivíduo evita o desperdício de alimentos. A economia pode parecer pequena, mas ao considerar o acumulado de cada mês, com toda certeza fará uma grande diferença no bolso do consumidor.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.