Ex-BBB’s ofertam EMPRÉSTIMO pelo AUXÍLIO BRASIL criando polêmica na internet

Em uma postagem reunindo divulgações feitas por influenciadores digitais de empréstimos para quem recebe o Auxilio Brasil, ou faz saque de aniversário do FGTS, viralizou nas redes sociais no início deste mês. Nos comentários, internautas criticaram a recomendação.

Empréstimo pelo AUXÍLIO BRASIL começa a ser LIBERADO nestes BANCOS
Ex-BBB’s ofertam EMPRÉSTIMO pelo AUXÍLIO BRASIL criando polêmica na internet. (Imagem: FDR)

 A publicação mais recente de uma influenciadora foi feita pela ex-bbb Natalia Deodato, que reúne 3 milhões de seguidores. No instagram, ela respondeu em uma caixinha de pergunta a seguinte questão: “Natália, recebo auxilio Brasil e estou sem dinheiro. Consegue me ajudar?”

A recomendação levava a o serviço de um suposto amigo chamado Bruno, que estaria fazendo pré-cadastro para quem quisesse pegar um crédito exclusivo para quem recebe Auxilio Brasil quando o governo liberasse. “Não precisa ter nome limpo para conseguir!” e “Super rápido e com 100% de confiança.” foram algumas das recomendações da Ex-bbb.

A alguns meses atrás, as Ex-BBBs Gabi Martins, com 12,8 milhões de seguidores atualmente e Viih Tube, com 23,5 milhões. Já tinham feito divulgação da possibilidade de antecipar os saques de aniversário do FGTS da mesma forma em caixas de perguntas feitas na rede social. 

Ao serem indagadas por uma indicação de confiança, a mesma pessoa foi indicada “Eu super indico o @Brsouzaa_. Ele é conhecido na área. Faz a liberação certinha do FGTS. Você fazendo hoje, amanhã já recebe o valor. É só resgatar os seus FGTS e você já concorre a um super sorteio de R$1 mil.”

O que acreditam os especialistas

Pra a coordenadora do programa de serviços financeiros do Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), Ione Amorim, a postura das influenciadoras em fazer essas recomendações é digna de reprovação: 

“Demonstram uma total falta de empatia e consciência da realidade brasileira atual, que é de superendividamento. Elas recomendam de forma banal, sem nenhum trato sobre os riscos deste tipo de crédito. Incentivam, para milhões de seguidores, a tomada de empréstimos para quaisquer fins, como para uma saída no fim de semana”, afirma Ione.

De acordo com Ione, a divulgação do crédito para quem deseja optar pelo saque-aniversário do FGTS como “Liberação do FGTS” fere o código de defesa do consumidor por falta de transparência:

“Ninguém consegue liberar o FGTS das pessoas fora das condições regulares, como em caso de demissão ou compra de um primeiro imóvel. Essa liberação do Saque Aniversário do FGTS é nada mais que crédito, embora não falem. E tem juros altíssimos, de 30% a 40% ao ano. Tem que ser tratado com seriedade. Só pode ser opção para uma emergência, para a compra de remédio, para comer. Ou corrói totalmente o poder de compra de um dinheiro que foi pensado essencialmente para ser uma proteção social ao trabalhador”.

No caso do crédito para quem recebe o Auxilio Brasil, para a coordenadora, as restrições devem ser ainda maiores. Das influenciadoras, apenas Viih Tube, identificou a postagem como uma propaganda.