Cresce o número de pessoas que sofreram o golpe do falso emprego. Criminosos se utilizam da necessidade por uma oportunidade de emprego e de nomes de empresas famosas para atrair novas vítimas. Confira algumas dicas que podem te livrar de cair também nesse golpe.
Uma mensagem anunciando um processo seletivo, um e-mail de vaga de emprego ou até mesmo uma ligação de uma suposta empresa; é assim que tem início o golpe do falso emprego. infelizmente essa prática tem feito cada vez mais vítimas, que no anseio por voltar ao mercado de trabalho, acabam se tornando presa fácil.
Recentemente a OLX realizou uma pesquisa que apontou que, entre 1.500 pessoas que estavam em busca de emprego, 80% já passou o número de celular, 64% informaram o e-mail e nome completo e 18% disseram o número do CPF.
Dicas para não cair no golpe do falso emprego
Não clique em links desconhecidos
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, os golpistas não roubam as informações apenas quando nós a inserimos nesses sites; alguns se utilizam de modernas tecnologias para te levar a um download que roubará os seus dados.
Então, independente de onde você recebeu o link (WhatsApp, e-mail, Telegram, Instagram ou afins) não clique antes de conferir de outras formas se a vaga é real.
Se não se candidatou a uma vaga, cuidado!
Se você receber uma “milagrosa” mensagem anunciando uma oportunidade de trabalho tentadora, desconfie e não informe dados, nem acesse link, nem mesmo desenvolva conversa.
Afinal, como aquela suposta empresa teve acesso ao seu contato se você não se candidatou? Dificilmente uma empresa procura um funcionário aleatoriamente dessa forma.
Verifique as mensagens recebidas por amigos
Alguns golpes acontecem da seguinte forma: você acessa o link e ele automaticamente envia mensagens para seus contatos, parece seguro receber uma indicação de emprego de um amigo.
Mas, é importante se certificar até mesmo com ele, se tiver como ligar para ele, faça isso ou entre em contato de alguma forma antes de acessar.
Anúncios atrativos demais
Sabe aquele ditado “quando a esmola é demais, o santo desconfia”? Com os anúncios de vaga de emprego isso também acontece.
Desconfie de uma oportunidade com benefícios demais, vantagens demais e poucos requisitos. Principalmente dessas em que você recebe dinheiro para não fazer praticamente nada.
Não pague taxas
Jamais pague para participar de um processo seletivo em uma empresa que você não conhece. Existem empresas de recrutamento que cobram taxas para fazer a ponte entre você e a empresa contratante, mas, há diversas formas de você ter acesso a oportunidades de trabalho sem realizar pagamentos.
Até porque, na teoria, quem está desempregado não tem condições de pagar para trabalhar.
Seus dados são sempre pessoais
Nada de informar seu RG, CPF, dados bancários, entre outros, por ai. As empresas não podem te exigir eles, principalmente os dados bancários, antes de te contratar.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.