Brasileiros recorrem a ESSES trabalhos para fazerem RENDA EXTRA

Que atire a primeira pedra quem não conhece a seguinte frase: “Eu não preciso disso, meu marido tem dois empregos”. A famosa fala da personagem Rochelle, em Todo Mundo Odeia o Chris, não podia ser mais real. Atualmente, a renda extra se tornou uma necessidade entre os trabalhadores brasileiros. 

Brasileiros recorrem a ESSES trabalhos para fazerem RENDA EXTRA
Brasileiros recorrem a ESSES trabalhos para fazerem RENDA EXTRA. (Imagem: FDR)

O crítico cenário econômico leva mais da metade dos brasileiros com mais de 16 anos de idade a executarem atividades complementares em busca de uma renda extra.

Os famosos “bicos” se intensificaram nos últimos 12 meses, chegando a cerca de 45% dos entrevistados da pesquisa amostral realizada pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec)

O levantamento foi divulgado na última quarta-feira (10), o qual foi encomendado pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS). A organização não governamental foi desenvolvida com foco na desigualdade, promoção dos direitos humanos, participação social e defesa do meio-ambiente

A pesquisa foi planejada com o propósito de identificar todos os dados pelos olhos da população acerca de questões sociais, raciais e de orientação sexual. Entre 1º e 5 de abril, foram entrevistadas 2 mil pessoas em 128 municípios espalhados por todas as regiões do território nacional.

Principais trabalhos que geram renda extra

De acordo com o levantamento, os principais trabalhos aos quais a obtenção da renda extra está associada se concentram no setor de serviços. Um total de 33% dos entrevistados executam serviços de:

  1. Manutenção;
  2. Beleza;
  3. Segurança;
  4. Motorista;
  5. Entregas por aplicativos;
  6. Trabalho domésticos de faxina ou babá;
  7. Aulas particulares;
  8. Cuidados com idosos ou animais. 

Outros 28% preferem adquirir uma renda extra com vendas, com:

  1. Mercadorias;
  2. Alimentos preparados em casa;
  3. Objetos artesanais confeccionados manualmente;
  4. Roupas;
  5. Artigos usados;
  6. Cosméticos;
  7. Produtos de beleza;
  8. Produtos em geral voltados ao comércio ambulante.

Alguns entrevistados em específico, preferem complementar a renda com mais de uma dessas atividades. A necessidade de executar atividades complementares em busca da renda extra é mais comum em famílias cuja renda chega a um salário mínimo.

O levantamento também revela que 34% dos entrevistados notaram o aumento na população em situação de rua e 29% dizem ter visto mais indivíduos trabalhando nas ruas.

Além disso, 74% avaliam que houve um crescimento do número de pessoas em situação de fome e pobreza. Esse índice é maior nas capitais, chegando a 85%, e cai para 57% em cidades menores, com até 50 mil habitantes.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.