ESTE estado tem mais de 11 mil vagas em CURSOS GRATUITOS

Programa Qualificar oferece 11.040 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional. As formações têm carga horária entre 90 e 120 horas e possuem certificação ao término; saiba onde e como participar.

ESTE estado tem mais de 11 mil vagas em CURSOS GRATUITOS
ESTE estado tem mais de 11 mil vagas em CURSOS GRATUITOS (Imagem: FDR)

A população do Espírito Santo pode se inscrever no Programa Qualificar ES, que oferece ao todo 11.040 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional. Das vagas disponíveis, 1.030 são destinadas exclusivamente para mulheres.

A carga horária varia de acordo com o curso escolhido, entre 90 e 120 horas, assim como os dias e o horário de aulas.

Cursos gratuitos no Espírito Santo

O Programa Qualificar ES é oferecido pela Secretária de Inovação e Desenvolvimento (Sectides).

É possível fazer cursos de design de sobrancelha; inglês básico; porteiro; maquiagem; cuidador de idosos; assistente de secretaria escolar; informática; assistente administrativo; maquiagem; cuidador infantil; biscoitos caseiros; confeccionador de bolsas; assistente de logística doces para festa; preparação de salgados; panificação; tortas de massas, entre outros.

Para conferir a lista completa de cursos, acesse os editais Nº 018/2022 e Nº 019/2022.

As formações estão disponíveis para os moradores de 50 municípios capixabas que não pagam nada para ter acesso às aulas. Os cursos são para quem quer aprender uma profissão e conseguir um emprego, trabalhar por conta própria ou ganhar uma renda extra.

Para participar, os candidatos precisam ter no mínimo 16 anos, morar no bairro e município do local que o curso será realizado e ser alfabetizado (saber ler); no caso dos cursos da área da saúde é necessário ter 18 anos.

Como se inscrever no Qualificar ES

Os interessados podem se inscrever até o dia 25 de agosto no site da Sectides. O candidato poderá realizar DUAS inscrições por CPF e e-mail, em dois Cursos distintos em turnos diferentes.

A classificação vai ser feita de acordo com a ordem de inscrição, primeiramente serão preenchidas as vagas pelos moradores do bairro onde as aulas acontecerão, depois, caso reste alguma, para os moradores do entorno.

A lista dos classificados e suplentes vai ser divulgada no dia 14 de setembro.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.