Em acusação contra Lula, Michelle Bolsonaro pode ter cometido crime em seu Instagram

No dia 9 de agosto, seguidores do Instagram da primeira dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, puderam assistir um vídeo em que o ex-presidente Lula participa de uma celebração da umbanda na Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador. O vídeo foi compartilhado pela esposa do presidente com os dizeres “Isso pode né! Eu falar de Deus não”.

Em acusação contra Lula, Michelle Bolsonaro pode ter cometido crime em seu Instagram
Em acusação contra Lula, Michelle Bolsonaro pode ter cometido crime em seu Instagram (Imagem: FDR)

O vídeo compartilhado na conta de Michelle Bolsonaro foi postado pela vereadora de São Paulo, Sonaira Fernandes (Republicanos), defensora do atual presidente. Na sua publicação, a vereadora relaciona a participação de Lula em uma celebração umbandista como religião ligada “às trevas”, e diz que o candidato “já entregou sua alma para vencer essa eleição“.

Horas depois, o vídeo também foi repostado por Michelle em sua conta no Instagram. Embora a primeira dama tenha se limitado a escrever “Isso pode né! Eu falar de Deus não“, tanto sua publicação como a original feita pela vereadora bolsonarista podem ser vistas como intolerância religiosa.

Este tipo de intolerância é crime no Brasil, estabelecida por meio da Lei n°9.459, que classifica como criminosa a ação de “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.” Prevendo reclusão de um a três anos, mais multa.

O Projeto de Lei apresentado em 2019 pelo deputado Sergio Vidigal vai além, e no Artigo 208 classifica como crime o ato de: “Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso.”

O compartilhamento de Michelle Bolsonaro foi apagado de sua conta, mas a vereadora Sonaira manteve a mídia e as acusações contra Lula. O que foi chamado pelo colunista do portal UOL, Thaís Oyama, como “jogo sujo” ao relacionar o fato como uma forma de se aproximar daqueles que são contrários as religiões de matriz africana.

Disputa presidencial entre Lula e Bolsonaro

Divulgada nesta quinta-feira (11), a mais recente pesquisa da Quaest Consultoria, contratada pela Genial Investimentos, mostra empate técnico entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL) entre os eleitores do estado de São Paulo. O candidato petista tem 37% das preferências, enquanto o seu oponente conta com 35%.

Eles ocupam os dois primeiros lugares nas intenções de voto dos eleitores nas demais pesquisas. O primeiro turno das eleições acontece no dia 2 de outubro, e caso ocorra empate, os eleitores terão que decidir novamente quem ocupa a cadeira presidencial no segundo turno que acontece dia 30 de outubro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]