Segurados do AUXÍLIO BRASIL devem entrar nas listas de ENDIVIDAMENTO por ESSE motivo

O endividamento e a inadimplência das famílias brasileiras deve continuar em alta em um prazo bastante curto, mesmo com o aumento nos benefícios, como auxílio Brasil. Nas palavras da economista Izis Ferreira, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo (CNC). 

Empréstimo pelo AUXÍLIO BRASIL começa a ser LIBERADO nestes BANCOS
Segurados do AUXÍLIO BRASIL devem entrar nas listas de ENDIVIDAMENTO por ESSE motivo. (Imagem: FDR)

A possibilidade dos beneficiários do Auxilio Brasil, contratem crédito consignado, aprovada pelo governo recentemente, influência na continuidade do endividamento .

Essa observação foi feita ao comentar os patamares recordes de endividamento e de inadimplência, que constam da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), anunciada na manhã do dia 08.

Na prática, a inflação, mesmo menos pressionada ante o observado no segundo trimestre deste ano, ainda deve continuar em um elevado nível, e com isso, a diminuir a folga para novas compras no orçamento das famílias, que tem visto seu poder de compra diminuído graças as altas dos preços de diversos gêneros.

Os Superendividados

Ao mesmo tempo, ao crescimento dos superendividados, aqueles com mais da metade do orçamento comprometido com empréstimos, continua a operar em patamar maior e bem mais expressivo. 

Do total de endividados, 21,9% têm mais da metade da renda comprometida com dívidas”, afirmou. Embora seja menor do que a de junho (22,2%), ainda assim não é tão distante para a máxima para esse dado, de 26,5% em dezembro de 2015.

A especialista observou que, em seu entendimento, as pessoas estão usando crédito para compor o orçamento familiar – e, como a inflação ainda deve operar em patamar expressivo nos próximos meses, essa estratégia deve continuar sendo utilizada pelas famílias.

“O crédito deve continuar sustentando o consumo ao longo dos próximos meses embora se espere desaceleração da inflação no segundo semestre”, resumiu.

Outro aspecto observado por ela é a opção de tirar empréstimo consignado aos beneficiários do programa Auxílio Brasil. Ela explicou que, além de “estimular o endividamento, também pode elevar a inadimplência de forma indireta”. 

As pessoas com direito ao auxílio do governo, em muitas situações, não terão educação financeira necessária para entender sobre limites de adesão de um empréstimo em seu orçamento, fazendo com que eles sejam inadimplentes com outras dívidas, já que o consignado é descontado automaticamente.

Sair da versão mobile