O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta aos usuários sobre a ação de criminosos em volta de aposentados e pensionistas. Os golpistas têm usado o nome do Instituto para solicitar o envio de documentos das vítimas justificando a necessidade da realização da prova de vida. Dessa forma, conseguem roubar os dados destas pessoas.
As abordagens dos criminosos têm sido feitas por meio de carta, e-mail, ligação, mensagem por SMS ou WhatsApp. Por meio destes canais os criminosos se passam por funcionários do INSS, e solicitam que os aposentados e pensionistas enviem fotos de seus documentos alegando que se trata da prova de vida online.
Os criminosos pressionam as vítimas ao informar que caso o envio das imagens não seja feito, os pagamentos dos seus benefícios serão bloqueados. Algumas dessas pessoas que normalmente são idosos, ou que possuem pouco acesso a informações, acabam caindo no golpe e são prejudicadas.
Por conta das recorrentes denuncias a respeito deste mesmo golpe, o INSS decidiu emitir um alerta a respeito do assunto. Foi informado que o Instituto não entra em contato com os aposentados e pensionistas por ligação ou mensagem de texto. E também não envia links para realizar a prova de vida por reconhecimento facial.
Como reconhecer que é um golpe?
A fim de proteger seus segurados, a Previdência Social frisou alguns pontos importantes para que os cidadãos saibam reconhecer quando o contato se trata na verdade de um golpe.
Por isso, ao receber qualquer tipo de mensagem o aposentado ou pensionista deve estar ciente de que:
- O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados;
- O Instituto não pede o envio de fotos de documentos por e-mail, WhatsApp ou outros canais de mensagem;
- O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41;
- A biometria facial deve ser feita exclusivamente pelo aplicativo gov.br;
- O canal digital oficial para envio de documentos é o Meu INSS (site ou aplicativo para celular).
Além disso, quando o criminoso ameaça o bloqueio de pagamentos por conta da não realização da comprovação de vida, o cidadão deve saber que até 31 de dezembro deste ano a prova de vida está suspensa.
Denuncie os criminosos para o INSS
Qualquer dúvida a respeito do contato que recebeu a fim de verificar se trata de uma informação correta, a recomendação é ligar para a Central de Atendimento número 135. Por lá todas as dúvidas serão sanadas.
Quem perceber que o contato teve com intuito aplicar um golpe, pode fazer a denuncia neste mesmo número de telefone ou por meio da Ouvidora online no canal Fala.BR. Caso os bandidos tenham obtido sucesso e o cidadão tenha sido uma vítima, o primeiro passo é registrar um Boletim de Ocorrência.