- Nas próximas semanas os acessos simultâneos ao Caixa Tem podem gerar problemas de acesso;
- A atualização dos dados porém, garante que todas as funções da poupança sejam usadas;
- Qualquer dúvida ou dificuldade de acesso o usuário deve procurar o banco.
A partir desta terça-feira (9) com a liberação de pelo menos três pagamentos na poupança social do Caixa Tem, o Auxílio Brasil, vale gás e Auxílio Caminhoneiro, os usuários podem detectar instabilidade no App. Por conta disso, algumas atitudes tomadas pelo próprio cidadão podem facilitar seu acesso ao sistema do banco.
A poupança social do Caixa Tem tem sido usada pelo governo federal desde 2020 para repassar benefícios. O pagamento pioneiro foi do auxílio emergencial para pouco mais de 66 milhões de famílias. Depois outros salários puderam ser acessados neste meio sistema, como o Auxílio Brasil, FGTS, PIS/PASEP, seguro desemprego e outros.
Ou seja, todos os pagamentos que são responsabilidade da Caixa Econômica podem ser acessados neste aplicativo. No entanto, tem sido cada vez mais comum os relatos de instabilidades e erros apresentados na poupança social que impedem o usuário de acessar e movimentar seu dinheiro.
O próprio usuário pode atualizar seus dados a fim de que todos os serviços oferecidos no aplicativo fiquem disponíveis, dessa forma garante o acesso as principais ferramentas. Todo o procedimento de atualização é online, e exige o envio de alguns documentos.
A recomendação da Caixa Econômica, no entanto, é que caso os erros de acesso no Caixa Tem não sejam solucionados com a atualização, ou com atitudes online, o cidadão deve procurar uma agência bancária.
Funções disponíveis na poupança social
A partir desta terça-feira (9), por exemplo, começa a ser repassado por meio da poupança social do Caixa Tem o Auxílio Brasil no valor de R$ 600, R$ 120 referente ao vale gás e o Auxílio Caminhoneiro de R$ 1 mil. Para este último benefício, por exemplo, trata-se do primeiro repasse do ano, logo são usuários novos.
Embora alguns não saibam, pelo meio online uma série de funções para movimentar o saldo fica disponível. Por exemplo:
- Consulta de saldo;
- Extrato diário e mensal;
- Saques sem cartão;
- Cartão virtual;
- Pagamentos no app e nas casas lotéricas;
- Pagamentos em maquininhas;
- Recarga de celular;
- Transferências;
- Contratação de seguro;
- PIX.
Como atualizar os dados no Caixa Tem
Quem está com dificuldade para acessar as funções da poupança social, pode atualizar os seus dados a fim de facilitar a realização dos serviços. Além disso, ao manter as suas informações corretas no Caixa Tem, o usuário evita a aplicação de golpes.
Confira no passo a passo a seguir como fazer essa atualização:
- Acesse o Caixa Tem pelo celular;
- Na tela de login, informe as credenciais da sua conta com CPF e senha;
- Em seguida, selecione a opção “Atualizar seu cadastro”;
- Clique em “Entendi, vamos começar”, na tela seguinte;
- Atualize o seu endereço;
- O sistema mostrará o endereço registrado no primeiro acesso ao aplicativo, caso seja o mesmo, clique em “Sim, está correto”. Caso contrário, toque em “O meu endereço mudou”. Feito isto, informe a sua nova localização e sua nacionalidade e clique em “Próximo”.
- Depois, você deve inserir informações sobre a sua renda e patrimônio;
- Para iniciar com o preenchimento do formulário, clique em “Entendi, vamos lá”. Depois, informe a sua fonte de renda, o valor, e há quanto tempo você tem esse rendimento mensal. Além disso, informe a sua profissão e o patrimônio. Clique em “Próximo”.
- Agora é hora de enviar fotos dos seus documentos de identificação
- Lembre-se que são aceitos apenas o RG e a CNH neste processo.
- Também é necessário tirar uma selfie com o documento ao lado
- Após finalizar esse procedimento, a plataforma digital vai desbloquear o acesso aos recursos da conta no tempo de até 48 horas.
Problemas de login no App
Caso o erro de acesso ao Caixa Tem esteja relacionado ao login, a recomendação é aguardar e tentar entrar no sistema em um outro momento por conta do grande número de acessos simultâneos. O login é feito com CPF e senha que foi criada no primeiro contato com a poupança, o e-mail e número de celular são usados para troca de senha.
Caso o usuário tente fazer entrar na sua conta em horário que não seja de pico e ainda assim encontre algum erro, a recomendação é procurar uma agência da Caixa Econômica para fazer as atualizações no banco.
Vale dizer que somente é permitido ter duas contas do Caixa Tem em um mesmo aparelho celular. Ou seja, caso esteja tentando fazer o acesso em outro aparelho que não seja o seu, o usuário pode ter problemas e não conseguirá usar os serviços.