Problemas de acesso e instabilidades no CAIXA TEM podem ser resolvidos da seguinte forma

Pontos-chave
  • Principais benefícios sociais do governo federal são liberados por meio do Caixa Tem;
  • Movimentação da conta poupança social é totalmente online, por isso pode ficar congestionada;
  • Alguns erros comuns podem ser resolvidos de forma bem simples.

O governo federal em parceria com a Caixa Econômica criou a poupança social digital Caixa Tem, o acesso é totalmente online pelo aplicativo. O sistema foi criado em 2020 a fim de distribuir o pagamento do auxílio emergencial, e embora tenha facilidades, os inscritos em benefícios sociais distribuídos por esse meio podem encontrar instabilidades e erros de acesso.

Problemas de acesso e instabilidades no CAIXA TEM podem ser resolvidos da seguinte forma
Problemas de acesso e instabilidades no CAIXA TEM podem ser resolvidos da seguinte forma (Imagem: FDR)

Até fevereiro de 2021 o Caixa Tem acumulava 136,4 milhões de cadastros ativos. Naquela época, o auxílio emergencial de R$ 600 a R$ 1,2 mil era o grande destaque de liberações que usava a poupança social. Hoje, diversos benefícios, como o Auxílio Brasil e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) podem ser acessados neste mesmo canal.

A ideia foi unificar o meio de pagamentos dos benefícios sociais e trabalhistas que são pagos pela Caixa Econômica. Quem não tem acesso aos canais digitais continua tendo a opção de fazer o recebimento presencial em uma agência, mas essa canal online funciona como uma forma de facilitar os acessos.

Toda movimentação na conta bancária é gratuita, oferecendo a opção de uso do cartão virtual e saque nos terminais de atendimento da Caixa. Entretanto, tem sido cada vez mais comum que os usuários relatem problemas de acesso na poupança social. 

Por conta disso, listamos os erros mais frequentes do Caixa Tem e como solucionar essas questões.

Erro ao localizar conta

Quando o usuário tenta fazer login no App Caixa Tem e a notificação é “Conta não localizada, não identificamos Poupança Social Digital para você”, ou uma mensagem similar, o cidadão deve aguardar para tentar o acesso novamente.

A Caixa informa que devido aos inúmeros acessos e que muitas vezes acontecem forma instantânea, ou seja, ao mesmo tempo, o App acaba levantando essa informação. No entanto, a conta não deixou de existir, mas exige que o cidadão faça o acesso em outro momento. 

Erro 403 Forbidden

Muito comum em sistemas, na tradução livre a expressão Forbidden significa proibido. O mesmo erro pode ser informado como HTTP 403. De acordo com especialistas, uma das explicações para esse instabilidade também é o aumento de acessos.

Em dias de pagamento de benefícios sociais a notificação pode ser vista, a recomendação é aguardar e acessar o App mais tarde, ou em horários de menor frequência. Por exemplo, na madrugada, fim da noite, ou início da manhã.

Detectando comportamento malicioso no Caixa Tem

Ao acessar sua poupança social, quando o usuário recebe a mensagem “Detectamos comportamento malicioso no acesso Caixa Tem” pode haver preocupação.

Neste caso, a orientação é buscar atualização do aplicativo na loja de aplicativos do celular. Ou, apagar o sistema e baixar novamente tentando um novo acesso. Caso a ação não traga nenhuma melhoria, neste caso uma agência da Caixa deve ser procurada.

Sala de espera do Caixa Tem

A sala de espera foi um sistema que o App do Caixa Tem criou quando os acessos ao aplicativo ficam sobrecarregados. Neste caso, o usuário deve aguardar até que consiga entrar na sua conta ao fazer login.

O próprio aplicativo informa uma média de tempo de espera e pede que o cidadão aguarde. Este não é um erro, por isso, não precisa que o usuário procure a agência, mas para quem busca mais agilidade esta pode ser uma opção.

Conta bloqueada

Quando acessa sua conta poupança social o usuário pode se deparar com a mensagem de bloqueio da sua conta. Neste caso, ele terá duas opções “liberar acesso” ou “é necessário regularizar seu acesso”. Em qualquer uma das duas alternativas, clicando para resolver o problema é aberta uma conversa no WhatsApp.

Será preciso enviar fotos dos documentos originais e seguir as demais orientações passadas na conversa. Após análise do banco a conta finalmente poderá ser desbloqueada.

Dicas gerais para não ter problemas de acesso no Caixa Tem

A fim de evitar erros ao receber o pagamento do Auxílio Brasil, vale gás, Auxílio Caminhoneiro, Auxílio Taxista, FGTS, PIS/PASEP, seguro desemprego e etc., algumas atitudes do usuário quanto ao Caixa Tem podem ser tomadas:

  • Baixe o aplicativo que possuí o ícone da Caixa Econômica como órgão criador do App;
  • Atualize o aplicativo;
  • Verifique sua conexão com a internet;
  • Não acesse sua conta em outro aparelho celular que não seja o seu. Sendo que para evitar fraudes o banco permite o cadastro de uma conta (um número de CPF) por número de celular e a utilização de até duas contas em um único dispositivo celular;
  • Evite o acesso em horários de pico.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]