Na última sexta-feira (5), o presidente Jair Bolsonaro participou de uma reunião no metaverso, um ambiente virtual imersivo. O encontro também contou com a participação do ministro das Comunicações, Fábio Faria, e o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Manual Baigorri.
Mesmo que a reunião tenha sido no metaverso, Bolsonaro estava presencialmente no Palácio da Alvorada. Já Faria e Baigorri participaram do polo tecnológico do Vale do Silício, nos Estados Unidos.
O vídeo, em que foi gravada a reunião no metaverso, foi compartilhada pelo presidente nas redes sociais. Em vídeo, o ministro das Comunicações informa que “é a primeira vez que um presidente da República faz uma reunião através do metaverso”.
Faria ainda declarou que “todos ficaram impressionados com o que o governo tem feito de inovação nos últimos anos”. Segundo o ministro, no ano passado, o país faturou US$ 2,3 bilhões com jogos.
Pautas abordadas por Bolsonaro no metaverso
Com óculos de realidade virtual, Bolsonaro comentou sobre o setor de jogos no país. O chefe do Executivo destacou que o governo diminuiu impostos para equipamentos utilizados por ‘gamers’ no país.
“Nós sabemos que o número de pessoas que jogam games no Brasil e no mundo é algo fantástico, principalmente jovens, entre jovens, cada vez mais mulheres”, declarou Bolsonaro na reunião.
Bolsonaro ainda parabenizou Faria pelos esforços para implantar a tecnologia 5G no país. Segundo o presidente, “somos referência em toda América do Sul e também para outros países”.
O que é o metaverso?
O metaverso se refere a um ambiente virtual imersivo, hiper-realista e coletivo. Neste local, as pessoas podem se relacionar por meio de avatares customizados em 3D.
Ao utilizar óculos de realidade virtual — que são equipados com sensores e fones de ouvidos —, os participantes podem integrar um mundo digital.
A temática do metaverso passou a chamar mais a atenção das pessoas após o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciar que a companhia passaria a se chamar Meta. O executivo ainda chegou a dizer que a empresa integraria o mercado de realidade aumentada (VA) e de realidade virtual (VR).