CAMPINAS, SP — No final do ano passado o Nubank anunciou uma importante aquisição para complementar o seu porfólio de soluções: o aplicativo Olivia.
O aplicativo de controle financeiro pessoal foi lançado oficialmente no Brasil em janeiro de 2020 após o recebimento de um aporte liderado pelo Banco Vontorantim.
Antes do surgimento da Olivia já existiam diversos aplicativos para controle financeiro pessoal, porém, a diferença proposta pela Olivia foi de ser muito mais do que um simples controle, mas uma mistura de chatbot, intelegência artificial e dados, também chamada de asisstente financeira virtual.
Usando a inteligência artificial, passou a ser possível identificar o estilo de vida e as preferências do usuário a partir dos seus gastos, para que o app pudesse dar dicas de como economizar respeitando o que ele gosta de fazer e consumir.
O aplicativo ainda trouxe uma função muito prática para seus usuários. Mesmo antes da Open Finance, já era possível realziar a integração com diversas contas bancárias e cartões, como se fosse um “Open Banking próprio”.
Nubank + Olivia
No final do ano passado o Nubank adquiriu a Olivia, e desde então, o banco digital passou a integrar as habilidades de IA e machine learning da Olivia ao seu app.
Logo após a aquisição, o Nubank anunciou que a Olivia seria descontinuiada em 15 de Julho de 2022, para que fosse concentradados esforços em integrar suas principais funcionalidades ao app do Nubank, em uma nova experiência.
Aos poucos as mudanças no Nubank vão aparecendo. Desta vez, o roxinho anunciou um controle financeiro que reúne todos os gastos do usuário, categorizados em Livres, Essenciais ou Economias, mostrando, desta forma, dicas de como economizar.
Os usuários da Olivia ficaram “órfãos” da solução tão querida, porém, aos poucos quem tem conta no Nubank poderá ir percebendo o “ressurgimento” destas soluções.