FIES: Inscrições para o programa de financiamento estudantil abrem nesta terça-feira (9)

Ministério da Educação abre nesta terça-feira as inscrições para o FIES 2022. Pelo programa os estudantes podem financiar o curso de graduação e pagar o financiamento apenas após a conclusão da formação; saiba mais.

FIES: Inscrições para o programa que financia cursos de graduação abrem amanhã
FIES: Inscrições para o programa que financia cursos de graduação abrem amanhã (Imagem: FDR)

Estudantes têm entre os dias 9 e 12 de agosto para fazer a inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil. O FIES foi criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001; ele é de responsabilidade do Ministério da Educação e financia cursos de graduação em instituições particulares de todo o país.

A grande vantagem do FIES é o fato de que ele abre as portas do ensino superior para estudantes de classes sociais mais baixas e que não teriam condições de pagar os valores totais do curso; durante a formação os usuários desse financiamento pagam valores mais baixos, que são referentes aos encargos bancários.

A quitação do financiamento acontece apenas após a formação no curso.

Inscrições Fies 2022

Os estudantes interessados participar do FIES devem fazer a inscrição através do site Acesso Único, entre os dias 9 e 12 de agosto; no portal será necessário fazer o login usando a conta gov.br.

Nossa dica é que você não deixe para se inscrever no último dia, pois, é possível que o sistema fique sobrecarregado ou que imprevistos aconteçam.

Pode se inscrever o candidato que participou do Exame Nacional do Ensino Médio a partir da edição de 2010 e que atingiu média nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a 0 na redação.

Além disso, o candidato também precisa ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos.

Lembrando que o candidato precisa ficar atento a todas as etapas do processo seletivo, inclusive a contratação do financiamento junto ao agente bancário.

Calendário Fies 2022.2

Confira abaixo as datas importantes dessa seleção:

  • Inscrições: 9 a 12 de agosto de 2022
  • Resultado: 16 de agosto de 2022
  • Complementação da inscrição: 17 a 19 de agosto de 2022
  • Lista de espera: 22 de agosto a 22 de setembro de 2022

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.