Muitos programas e iniciativas governamentais, O NIS (numero de identificação social) e PIS (Programa de Integração Social) como a maioria destes programas do Governo Federal, costumam ser divulgados na forma de siglas, o que pode gerar confusão, já que alguns são bem parecidos. Apesar de atenderem ao mesmo número, ambos significam coisas diferentes.
O Número de Identificação Social (NIS) é gerado pelo chamado Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) pela Caixa. O número é uma inscrição voltada aos cidadãos que têm direito a algum tipo de benefício social do Governo Federal.
Já no caso do PIS, é uma inscrição feita para quem trabalha com a carteira assinada. A inscrição é gerada logo no primeiro emprego e é utilizada para consultas e saques de benefícios administrados pela Caixa Econômica Federal
COMO DESCOBRIR O MEU PIS? CONSULTA NÚMERO PIS
A consulta PIS pode ser feita através dos seguintes canais de atendimento:
- Telefone da Previdência Social – 135.
- Telefone da Caixa Econômica – 0800-726-0207;
- Por meio dos aplicativos: Carteira de Trabalho Digital; FGTS; Caixa Trabalhador e Caixa Tem
O número do PIS, também chamado de NIT (Número de Inscrição do Trabalhador), é essencial para o beneficiário receber o PIS. Para saber como achar o número do PIS, basta consultar o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
O valor arrecadado através do PIS acontece por meio de contribuição social feita pelas empresas, entretanto, embora seja descrito como uma contribuição , o pagamento é obrigatório para as empresas, já que é um tributo previsto por lei.
O valor recebido pelos trabalhadores pode ser sacado em agências da Caixa Econômica Federal ou transferidos para uma conta corrente por meio do aplicativo Meu FGTS. Ou em lotéricas e caixas econômicos da caixa econômica.
E o que é o NIS?
Como citado anteriormente, NIS é a sigla para Número de Identificação Social, seu cadastro pode ser realizado pelo CNIS, ou através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Também é possível que essa informação seja gerada mediante ao primeiro emprego com registro na carteira de trabalho. Este registro será mantido pela Caixa Econômica Federal.
O NIS é atribuído a todos os cidadãos brasileiros que recebem benefícios provindos de políticas públicas, tais como o Bolsa Família e Pronatec ou de direitos trabalhistas, como abono salarial, seguro-desemprego, FGTS, entre outros.
Assim, uma vez que o cidadão passa a possuir um trabalho formal (carteira assinada), o NIS passará a integrar o Programa de Integração Social. Sendo assim, o PIS, é uma inscrição NIS a qual informa o vínculo empregatício formalizado.