JOVEM APRENDIZ é visto como grande OPORTUNIDADE para primeiro emprego

Mais de vinte anos de Lei da Aprendizagem e o Programa Jovem Aprendiz continua sendo porta de entrada para o mercado de trabalho. Pela lei, os aprendizes têm diversos direitos trabalhistas garantidos, como férias remuneradas, 13º salário, entre outros.

publicidade
JOVEM APRENDIZ é visto como grande OPORTUNIDADE para primeiro emprego
JOVEM APRENDIZ é visto como grande OPORTUNIDADE para primeiro emprego (Imagem: FDR)

Geralmente as empresas buscam por profissionais com experiencia, mas, como ter experiência sem oportunidade de primeiro emprego? É exatamente nesse ponto que o Programa Jovem Aprendiz entra, ele possibilita a inserção do jovem no mercado de trabalho, mesmo sem experiência profissional.

A Lei da Aprendizagem foi aprovada no país em 2000 e regulamentada em 2005, ou seja, já são mais de 20 anos de vigência.

publicidade

Programa Jovem Aprendiz

O programa tem como foco central a inserção no mercado de trabalho de jovens com idade entre 14 e 24 anos e pessoas com deficiência.

Para isso as empresas de médio e grande porte têm uma meta de contratação a seguir, entre 5% e 15%.

Em conversa com a rede Tupi, a Elisabeth Pelay, diretora adjunta de aprendizagem do Instituto Brasileiro Pró-educação, Trabalho e Desenvolvimento (ISBET), comentou sobre o programa.

“É uma política pública ampla. Para conseguir uma vaga, deve ter entre 14 e 24 anos, estar cursando o ensino fundamental ou o ensino médio, ou já ter concluído o ensino médio, procurar uma das unidades qualificadoras cadastradas no Ministério do Trabalho e se cadastrar para concorrer a várias vagas disponíveis”, comenta Elisabeth Pelay.

O programa oferece alguns diferenciais em comparação a uma contratação “normal” feita pela empresa; como uma jornada de trabalho até 6 horas e a proibição de horas extra.

Essas ações foram adotadas pensando em fazer com que o trabalho não atrapalhe a vida escolar dos participantes do programa.

publicidade

Além desses benefícios e oportunidade de inserção no mercado de trabalho, o programa também é uma importante ferramenta de combate ao trabalho infantil.

“Este programa também combate o trabalho infantil e é só benefícios. É preciso transformar a sociedade em uma estrutura igualitária na educação e na capacidade dos cidadãos de contribuir para um país melhor”, acrescenta Pelay.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

publicidade

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.