EMPRÉSTIMO pelo AUXÍLIO BRASIL vira GOLPE roubando os beneficiários

A liberação de empréstimos consignados para beneficiários do Auxílio Brasil ganhou força nos últimos dias. Com isso, algumas pessoas de má índole estão se aproveitando da situação para aplicar golpes em muitos brasileiros ainda desinformados sobre as regras relativas e como se proteger.

AUXÍLIO BRASIL: saiba como ACOMPANHAR A ENTREGA do seu CARTÃO
EMPRÉSTIMO pelo AUXÍLIO BRASIL vira GOLPE roubando os beneficiários. (Imagem: FDR)

A medida provisória (MP) que cria o consignado para Auxilio Brasil, foi aprovada no Congresso Nacional, mas ainda aguarda a sanção do presidente Jair Bolsonaro. Isso significa que o texto ainda não está valendo, e ainda não é possível contratar o crédito consignado com o benefício.

Em meio a tantas ofertas de crédito, é comum que as pessoas vejam anúncios oferecendo empréstimo consignado que permite usar o Auxílio Brasil como garantia. No entanto, os usuários devem estar atentos, pois criminosos se aproveitam da alta procura pela modalidade para aplicar golpes.

A modalidade costuma chamar atenção de muitos usuários, que acreditam se tratar de uma boa opção de crédito. Essas pessoas podem se tornar vítimas caso não fiquem atentas. Mantenha-se informado antes de contratar qualquer serviço.

O empréstimo consignado é descontado automaticamente na folha de pagamento. Até o momento, essa modalidade está disponível para aposentados, pensionistas e servidores públicos.

Como acontecem os golpes no Auxílio Brasil

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) tem alertado sobre a investida de instituições financeiras e de golpistas sobre essa camada mais pobre da população.

— Essas pessoas já vivem em condição de vulnerabilidade extrema e vão ser assediadas para a contratação desses serviços — chegou a alertar Ione Amorim, coordenadora do programa de Serviços Financeiros do Idec.

Mirian Silva Guimarães, de 39 anos, moradora de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, recebeu ligações oferecendo esse crédito. Mãe de três filhos, sendo dois menores de idade, Mirian estranhou a ligação recebida de uma pessoa desconhecida que estava com todos os seus dados pessoais, inclusive o Número de Inscrição Social (NIS).

— A pessoa que me ligou ofereceu um empréstimo de R $2.500, que cairia no mesmo dia na minha conta, e informou que as parcelas de R $170 seriam descontadas diretamente no meu Auxilio Brasil. A pessoa insistiu, pediu um código que eu não tenho e me orientou a pegar esse número no Cras (Centro de Referência e Assistência Social da prefeitura).

— Eu coloquei esse número que me ligou como spam e agora não recebi mais esse telefonema. O que acho estranho é como tinham todos os meus dados. (Sabiam) Até quanto recebo de auxílio — questionou Mirian.

Procurado, o Ministério da Cidadania informou que a posse das informações é da pasta e que vai verificar o ocorrido.