PROUNI 2022: Inscrições foram PRORRAGADAS para nova data

Falha no sistema apontada pelos candidatos levou o Ministério da Educação a prorrogar as inscrições do Prouni 2022. Programa oferece bolsas de estudos, parciais e integrais, em cursos superiores de instituições particulares de todo o país; veja a nova data.

PROUNI 2022: Inscrições foram PRORRAGADAS para nova data
PROUNI 2022: Inscrições foram PRORRAGADAS para nova data (Imagem: FDR)

Inicialmente as inscrições no Programa Universidade para Todos seriam encerradas hoje, 4, mas, uma falha no sistema gerou instabilidade e fez com que centenas de estudantes tivessem dificuldades no acesso. Assim, o MEC decidiu prorrogar o período de inscrições no Prouni 2022.2 até amanhã, 5.

 Como fazer inscrição no PROUNI?

O procedimento é muito simples, primeiro você deve entrar no Portal Acesso Únicono mesmo site é possível ter acesso as informações desse e de outros programas geridos pelo MEC.

Após acessar, clique em “inscrição” e você será direcionado a uma nova página. Nela é necessário fazer o login com os dados da conta Gov.br, ou seja, CPF e senha.

Após acessar o sistema do Prouni, você deve iniciar a sua inscrição, o primeiro passo é fazer a pesquisa de vagas para escolher aquela em eu pretende concorrer.

Cada estudante pode escolher dois cursos de graduação, que são selecionados em ordem de prioridade. Ou seja, o primeiro é aquele que você mais deseja cursar.

Você deve escolher também o tipo de vaga que pretende concorrer, se ampla concorrência ou sistema de reserva (cotas).

Feito isso você pode revisar suas informações e confirmar.

Essa edição apresenta algumas mudanças, a principal delas é a possibilidade de os estudantes de escolas particulares participem do Prouni.

Para isso eles precisam atender ao critério de renda aplicado a todos os candidatos, exceto os professores da rede pública:

  • Bolsa integral (100%): renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo
  • Bolsa parcial (50%): a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos.

Além disso, a partir desse ano as notas de corte parciais não serão mais divulgadas.

Isso porque o sistema passou a adotar uma ordem de prioridade na seleção.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.