Estas empresas estão com diversas vagas para JOVEM APRENDIZ e estágio

São José e Taubaté, na Região do Vale do Paraíba, têm abertas 940 vagas para jovem aprendiz. Oportunidades são oferecidas em parceria entre empresas e o CIEE e são a porta de entrada dos jovens no mercado de trabalho.

Estas empresas estão com diversas vagas para JOVEM APRENDIZ e estágio
Estas empresas estão com diversas vagas para JOVEM APRENDIZ e estágio (Imagem: FDR)

Com o Programa Jovem Aprendiz, os jovens têm a oportunidade de conquistar o seu primeiro emprego, inclusive, em empresas de grande porte e conhecidas nacionalmente. E o melhor, no programa ele recebe curso profissionalizante gratuitamente, o que poderá abrir novas vagas após o término.

O Centro de Integração Empresa-Escola é uma instituição que cuida da ponte entre as empresas que possuem vaga de emprego abertas e os jovens que estão em busca de uma chance para sua primeira experiencia profissional ou de um estágio.

Para concorrer essas vagas ofertadas pelo CIEE é necessário ter entre de 14 a 18 anos; já nas vagas de estágio o candidato precisa ter pelo menos 16 anos e estar matriculado em curso da área.

Vagas de jovem aprendiz no CIEE

Confira abaixo a distribuição de vagas:

São José

  • Estágio: 442
  • Aprendizagem: 324

Taubaté

  • Estágio: 105
  • Aprendizagem: 69

As vagas de estágio são voltadas aos estudantes dos seguintes cursos: Administração; marketing; cursos da área de educação; técnico em informática; Elétrica-eletrônica; comunicação; construção civil; técnico na área da saúde; informática; nutrição, arquivologia e economia.

É possível encontrar até mesmo vagas em órgãos públicos. Para conferir todas as vagas e maiores detalhes, acesse o Portal Oficial do Ciee.

Conheça o Programa Jovem Aprendiz

A Aprendizagem Profissional foi estabelecida pela Lei nº. 10.097/2000 e posteriormente regulamentada pelo Decreto nº. 5.598/2005 que foi substituído pelo Decreto n° 9.579/2018.

Ele foi pensado para oferecer a possibilidade de emprego para jovens com idade entre 14 e 24 anos, além disso, o programa também tem uma grande preocupação social, pois, proporciona que os aprendizes tenham formação e saiam da situação de vulnerabilidade social.

O programa funciona da seguinte forma: as empresas de médio e grande porte têm uma cota de aprendizagem a preencher (de 5% a 15%), elas fazem parceria com instituições de ensino que oferecem a qualificação profissional com foco na vaga ofertada.

Ao final, o aprendiz é certificado e passa para a parte prática dentro da empresa contratante.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.