Atenção MEI: a partir de janeiro esta importante MUDANÇA vai te afetar

A partir do próximo ano, os Microempreendedores Individuais de todo país terão que emitir a NFS-e; a resolução sobre o assunto foi publicada na última semana. Conheça esse documento que o MEI terá que emitir e quando ele deve ser utilizado.

publicidade
Atenção MEI: a partir de janeiro esta importante MUDANÇA vai te afetar
Atenção MEI: a partir de janeiro esta importante MUDANÇA vai te afetar (Imagem: FDR)

Se você é um Microempreendedor Individual (MEI) ou pretende formalizar o seu pequeno negócio, fique atento, pois, a partir do próximo ano todos esses empreendedores terão que emitir a NFS-e.  A medida está prevista na Resolução 169, publicada no Diário Oficial da União pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) na última semana.

Mudança no MEI

De acordo com o Mapa de Empresas, existem 13.489.017 MEI no país, essa nova resolução deve atingir uma grande parcela deles.

publicidade

A exceção é para os microempreendedores que comercializam mercadorias e de serviços com incidência de ICMS.

Por outro lado, a emissão da NFS-e será obrigatória na prestação de serviços para empresas.

Com essa emissão, os empreendedores estarão livres de alguns documentos, como a Declaração Eletrônica de Serviços, documento fiscal municipal relativo ao ISS.

“A NFS-e do MEI terá validade em todo o país e será suficiente para fundamentação e constituição do crédito tributário, além de dispensar certificação digital para autenticação e assinatura do documento emitido”, afirma o Sebrae.

Conheça a NFS-e nacional

A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica é um projeto do Governo Federal para criação de um padrão, com layout único e que deve ser utilizado em todo o território nacional.

Atualmente os empreendedores fazem essa emissão através dos sistemas municipais.

publicidade

Com isso, não há um padrão, já que cada cidade tem a liberdade de adotar um sistema; essa mudança proposta pela Receita Federal e a Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) deve justamente substituir esses modelos municipais.

A NFS-e poderá ser emitida a partir do Portal do Simples Nacional, que pode ser acessando através do computador, aplicativo ou celular.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.