Especialistas estão RECOMENDANDO estes INVESTIMENTOS por conta das Eleições

Geralmente, os eleitorais tendem a causar grande volatilidade no mercado. Para quem deseja esperar o resultado das eleições, poderá realizar investimentos em títulos privados, com vencimentos em até três meses e taxas atrativas. As recomendações foram indicadas por especialistas consultados pelo InfoMoney.

Especialistas estão RECOMENDANDO estes INVESTIMENTOS por conta das Eleições
Especialistas estão RECOMENDANDO estes INVESTIMENTOS por conta das Eleições (Imagem: Montagem/FDR)

Entre os títulos privados indicados para realizar investimentos, estão os Certificados de Depósito Bancário (CDBs), Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e do Agronegócio (LCAs).

Estas opções de renda fixa podem ser consideradas por quem deseja esperar as eleições 2022 para fazer maiores aportes na bolsa de valores — ou fazer mudanças mais consideráveis na carteira de investimentos.

Contudo, a recomendação de estratégia vale para investidores que possuem ‘dinheiro novo’ e não precisam de liquidez no curto prazo. Ou seja, que já tenham uma reserva de emergência.

A planejadora financeira CFP, Letícia Camargo, afirma não fazer sentido resgatar valores que tem em outros investimentos para aplicar em um fundo pós-fixado com curto vencimento.

Investimentos recomendados por conta das eleições

No caso das pessoas que se enquadram nestes pré-requisitos, a planejadora recomenda escolher ativos pós-fixados atrelados ao CDI (taxa de referência da renda fixa) que seguem a variação da taxa básica da economia, a Selic.

A especialista destaca algumas opções proporcionadas para novos clientes, que pagam até 230% do CDI, ou por ativos isentos, com atrativas taxas.

Ainda tendem a ser interessantes os investimentos atrelados à inflação. No entanto, como existem poucas ofertas para prazos menores, existe a indicação de optar por ativos pós-fixados atrelados ao CDI.

Já os prefixados não devem ser considerados pelos investidores. Isso porque podem ficar com a taxa de remuneração defasada. Os juros concedidos nesta opção estão próximos a 14%.

Por um lado, o Banco Central indicou que o ciclo de aumento da taxa Selic deve acabar em agosto. Já por outro, o mercado prevê que deverão acontecer reajustes após este mês.

Investimentos de renda fixa oferecem mais segurança

Os investimentos de renda fixa são os que possuem a rentabilidade estabelecida no momento da contratação — a uma taxa pré, pós-fixada ou fixa. Diante disso, essa classe pode ser considerada por quem deseja aplicar com mais segurança.

Um dos fatores que torna os investimentos de renda fixa mais seguros é a existência do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Este fundo cobre aplicações de renda fixa de até R$ 250 mil por CPF e por instituição.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.