Inscrições do PROUNI abrem em breve com NOVIDADES

A partir da próxima segunda-feira, 1º, os estudantes que fizeram o Enem poderão se inscrever no PROUNI do meio do ano. A seleção oferece bolsas de estudos em cursos de graduação de instituições privadas de todo o país. Confira as novidades dessa seleção.

Inscrições do PROUNI abrem em breve com NOVIDADES
Inscrições do PROUNI abrem em breve com NOVIDADES (Imagem: FDR)

De 1º a 4 de agosto o Programa Universidade para Todos recebe a inscrição para o processo seletivo do segundo semestre desse ano. Para participar é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atingido, no mínimo, a média de 450 pontos em cada matéria do exame.

Além disso, os candidatos também devem ter alcançado nota superior a 0 na redação e não ter participado do exame na condição de treineiros.

Diferente da seleção do primeiro semestre, nessa serão realizadas duas chamadas de aprovados, a 1ª chamada no dia 8 de agosto e a 2ª chamada em 22 de agosto de 2022; mas, essa não é a única mudança.

Novidades no Prouni

Como já havia sido noticiado, o programa, a partir dessa edição, passa a atender um público maior com a inserção dos estudantes da rede particular de ensino; com isso, podem correr as vagas aqueles que atendem a pelo menos uma das seguintes condições:

  • Cursou todo o ensino médio em escola da rede pública;
  • Cursou ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
  • Fez parte do ensino médio em escola da rede pública e parte na rede particular, na condição de bolsista integral;
  • Cursou o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, sem a condição de bolsista;
  • Fez todo o ensino médio em instituição privada, na condição de bolsista parcial ou sem a condição de bolsista.

Por outro lado, o critério de renda familiar continua o mesmo e aplicado a todo os candidatos, como a exceção na aplicação dele aos professores da rede pública de ensino, confira:

  • Bolsa integral (100%): renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo
  • Bolsa parcial (50%): a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos.

Uma das novidades desta edição é que a inscrição deverá ser feita por tipo de modalidade de concorrência, que são: ampla concorrência e ações afirmativas.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.