Candidatos deste CONCURSO serão INDENIZADOS

A busca por um cargo público, por meio de concurso, faz parte do sonho de muitos brasileiros. Porém, muitos certames demoram para abrir e, às vezes, quando é publicado acaba sofrendo alterações no edital ou são cancelados.

Candidatos deste CONCURSO serão indenizados
Candidatos deste CONCURSO serão indenizados (Imagem: FDR)

Exemplo disso, foi o concurso da Polícia Civil do Estado do estado do Paraná. O certame estava sendo organizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Porém, as provas foram suspensas

Diante disso, dois candidatos inscritos no concurso entraram com ação na Justiça pedindo a indenização devido a suspensão das provas. A 11ª Vara Federal de Curitiba condenou a UFPR a pagar R$ 2.669,48 a cada um.

De acordo com o relatado pela Justiça, os dois candidatos, autores da ação, pediram a condenação da Universidade, após o cancelamento das provas do concurso. O exame seria para os cargos de Delegado de Polícia, Investigador de Polícia e Papiloscopista.

Ambos os candidatos residem em Fernandópolis, região noroeste do Estado de São Paulo. Devido à distância, os dois se deslocaram para prestar o concurso e, portanto, tiveram prejuízos financeiros.

A aplicação das provas do concurso da Polícia Civil foram canceladas no dia pelo Núcleo de Concursos da UFPR. A medida foi adotada devido ao risco de propagação da Covid-19 gerada pelo grande número de inscritos, como esclareceu a universidade. 

Porém, a Justiça afirmou que ambos os motivos apresentados já eram de conhecimento da UFPR há, pelo menos, seis meses antes do dia da aplicação das provas. Por isso, a mesma foi condenada a pagar a indenização aos candidatos.

O delegado-geral da PC-PR, Silvio Jacob Rockembach, deixou claro que a Polícia Civil sempre estava em contato com a organizadora do certame. Segundo ele, a universidade sempre se mostrou preparada e em condições de aplicar as provas.

Concurso da Polícia Civil

O certame organizado pela UFPR contou com 106 mil candidatos inscritos que concorreram a 400 vagas. O edital foi publicado no mês de abril de 2020 e as inscrições foram abertas no mês de maio do mesmo ano.

A aplicação da prova estava marcada para acontecer em Curitiba nove meses depois do lançamento do edital, ou seja, em janeiro de 2021. Diante disso, houve tempo suficiente para a universidade informar aos candidatos a necessidade de cancelar a aplicação das provas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.