As investidas de concessão do Vale-Gás vão além do âmbito federal. Na verdade, o ponto de partida deste benefício foi estadual, e um exemplo é o Governo do Ceará.
O Vale-Gás cearense é concedido com o apoio da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). Na última terça-feira (26), o segundo lote do benefício foi distribuído, contemplando 210 mil novos beneficiários.
Ao todo, o Vale-Gás está presente em 184 municípios cearenses, os quais passarão a ser atendidos integralmente a partir desta quarta-feira (27). Na oportunidade, a governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela, lembrou que o programa foi criado no ano de 2020, como uma medida alternativa aos impactos da pandemia da Covid-19.
“É um exemplo de uma política de assistência que chega a quem precisa”, destacou.
Enquanto isso, a chefe da SPS, Onélia Santana reforçou que, conforme previsto pela lei do benefício, o Vale-Gás ainda pagará mais três parcelas até o final de 2022.
O apanhando mostrou que, somente na primeira fase do programa realizada em março, cerca de 210.128 mil famílias cearenses já receberam a ajuda para a compra do botijão de gás de 13 kg.
Regras do Vale-Gás cearense
De acordo com as regras do programa, o direito ao Vale-Gás cearense é concedido aos beneficiários do:
- Cartão Mais Infância Ceará;
- Auxílio Brasil com renda igual ou inferior a R$ 150;
- Famílias que possuem jovens em situação de vulnerabilidade social inscritos no programa Virando o Jogo.
A consulta sobre o direito ao Vale-Gás cearense pode ser feita através do telefone 156 ou pela lista disponibilizada no site da pasta competente [SPS]. No endereço eletrônico o cidadão também consegue obter informações acerca da data de saque dos valores, caso seja elegível.
Saque do Vale-Gás cearense
No momento do resgate no benefício no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), é preciso estar em posse destes documentos:
- Registro Geral (RG);
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Número de Identificação Social (NIS);
- Comprovante de residência.
Com o tíquete do Vale-Gás em mãos, o beneficiário pode optar entre uma das três alternativas de recarga. A primeira é diretamente no ponto de revenda mais próximo da Nacional Gás, ou entrando em contato com a distribuidora da região onde reside. Também é possível ligar na Central de Atendimento da empresa pelo número 0800-702-1200.