RESTITUIÇÃO do imposto de renda: veja como CONSULTAR o valor a ser recebido

A Receita Federal abre a consulta do 3° lote da restituição do Imposto de Renda 2022. A nova consulta começou a ser realizada na última desta sexta-feira (22) para os pagamentos que serão feitos no fim da semana. Continue na leitura para saber mais detalhes.

Declarou o Imposto de Renda atrasado? Veja como pagar a multa
RESTITUIÇÃO do imposto de renda: veja como CONSULTAR o valor a ser recebido. (Imagem: FDR)

Apesar da Receita não ter feito uma divulgação oficial, a abertura da consulta acontece tradicionalmente uma semana antes dos repasses. Sabendo disso, a consulta do 3° lote da restituição do Imposto já era esperada  para esta sexta.

Consulta da restituição do Imposto de Renda é liberada nesta sexta

Segundo dados da Receita Federal, somente nos dois primeiros lotes da restituição foram realizadas as devoluções de valores para cerca de 7,63 milhões de brasileiros. O primeiro e segundo lote priorizou o pagamento para idosos acima dos 60 anos de idade e contribuintes que possuem alguma deficiência física ou mental. 

A partir do 3° lote, a restituição segue a ordem de quem realizou o envio da declaração do Imposto de Renda com mais antecedência. O pagamento deve acontecer no próximo dia 29 e a consulta começou ser feita na última desta sexta-feira (22).

Como fazer a consulta da restituição do Imposto de Renda 2022

O contribuinte pode realizar a consulta por meio do aplicativo ou do site da Receita Federal, indo em “Meu Imposto de Renda” e na sequência em “Consultar Restituição”.

O valor da restituição irá diretamente para a conta bancária informada durante a declaração do imposto. Existe ainda a possibilidade de receber a devolução por meio do PIX, uma novidade do IRPF 2022. A situação poderá acontecer para o contribuinte que possuir como chave PIX o seu CPF. 

Em caso de crédito não realizado, o dinheiro estará disponível pelo prazo de um ano para resgate no Banco do Brasil. Diante da situação, o cidadão precisará reagendar o crédito dos cores através do Portal BB, ou por meio da central de atendimento da agência bancária: 4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para os demais localidades ou 0800-729-0088, telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.

Calendário da restituição do Imposto de Renda 2022

A restituição do IRPF que teve início em maio é dividida em 5 lotes e deve ir até setembro. Confira o calendário:

  • 1º lote – 31 de maio;
  • 2º lote – 30 de junho;
  • 3º lote – 29 de julho;
  • 4º lote – 31 de agosto;
  • 5º lote – 30 de setembro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.