Faça o seu PRÉ-CADASTRO no AUXÍLIO BRASIL seguindo esses passos

Para ter acesso ao Auxílio Brasil, as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza devem realizar a inscrição no CadÚnido. A plataforma do governo reúne informações da população de baixa renda e com a análise dos perfis, faz o encaminhamento dos cidadãos aos programas sociais do governo. Apesar da entrevista presencial, o pré- cadastro pode ser realizado pela internet.

AUXÍLIO BRASIL de R$ 600 é aprovado: FDR mostra passo a passo para se inscrever e receber novo valor
Pré-cadastro do CadÚnico pode ser feito pela internet. (Imagem: FDR)

A etapa online é opcional, ou seja, o pré-cadastro não é uma fase obrigatória para o interessado no benefício. No entanto, o procedimento pode agilizar sua entrada no Auxílio Brasil, além de tornar o envio dos dados e documentações mais dinâmico.

Pré-cadastro do CadÚnico pode ser feito pela internet

Para realizar o pré-cadastro do CadÚnico, o representante familiar deve baixar o aplicativo do programa ou o site do Cadastro Único, a entrada é feita com o login e senha do Gov.br. Após isso, o cidadão deve conceder as informações solicitadas de cada componente familiar.

Com o pré-cadastro concluído, o representante familiar tem até 120 dias para comparecer ao atendimento presencial no Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS.

Inscrição no Cadastro Único  

Para o atendimento, o indivíduo precisa fornecer informações para a plataforma do governo que deve avaliar a situação socioeconômica de todo o núcleo familiar. O representante familiar deve estar ciente da necessidade da apresentação dos seguintes documentos seu e dos membros da família:

  • Certidão de Nascimento; ou
  • Certidão de Casamento; ou
  • CPF; ou
  • Carteira de Identidade – RG; ou
  •  Carteira de Trabalho; ou
  •  Título de Eleitor; ou
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) – somente se a pessoa for indígena.

É válido destacar que para os responsáveis familiares indígenas ou quilombolas não é necessário apresentar o CPF ou Título de Eleitor caso não possuam, porém deve ser apresentado outro documento de identificação dentre os citados.

No atendimento presencial, o titular da família será entrevistado por um funcionário do CRAS. Se aprovado para entrada no sistema, serão feitas checagens para verificar se algum dos familiares já possuem um Número de Identificação Social (NIS).

Caso não haja registro, será atribuído um número ao titular da família. O procedimento pode levar até 48 horas, tendo como objetivo garantir que cada pessoa cadastrada é única. Apesar disso, o cidadão mesmo apto ao Auxílio Brasil e inserido ao CadÚnico ainda pode esperar semanas até que entrem nos benefícios ou filas de espera.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.