Novo GOLPE utiliza PROVA DE VIDA do INSS e ASSUSTA os pensionistas; veja como se PROTEGER

Golpe aplicado em segurados gera preocupação entre aposentados e pensionistas. Dessa vez, os bandidos usam como estratégia a prova de vida do INSS para o roubo de informações das vítimas que recebem o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social. 

Golpistas usam prova de vida do INSS para fraudes, saiba como se proteger. (Imagem: FDR)

Alvo comum de fraudadores, os aposentados e pensionistas do INSS sofrem com o assédio de criminosos que estabelecem contato através de ligações, e-mail, SMS e até mesmo pelo WhatsApp. Os golpistas buscam colher dados e informações das vítimas de olho nos benefícios dos segurados. 

Golpistas utilizam prova de vida do INSS para fazer vítimas

Desde fevereiro, a prova de vida anual passou a ser feita por meio do cruzamento de dados, a novidade elimina a necessidade do segurado ir presencialmente ao banco. Com a mudança no procedimento da prova de vida do INSS, os aposentados e pensionistas somente precisam comparecer ao banco mediante solicitação. 

Apesar da segurança do novo método, os fraudadores encontraram uma forma de aplicar golpe nos segurados através do contato em que os criminosos solicitam foto para finalizar o procedimento e outras informações do aposentado.

O Instituto chama atenção para a prática e garante que não estabelece contato com os segurados por meio de mensagens e e-mails para oferecer empréstimo.  Ainda de acordo com o órgão, o contato do instituto com o segurado pode ser feito em situações específicas, apesar disso, em nenhuma das ocasiões serão solicitados dados como senhas, nome da mãe ou CPF.

Golpistas usam prova de vida do INSS para fraudes, saiba como se proteger

Ao se tratar do fornecimento dos seus dados, esteja sempre vigilante. Cada vez mais dotados de estratégias, os criminosos atualizam seus golpes em busca de se tornarem convincentes as suas vítimas que por desatenção podem sofrer além do prejuízo financeiro, uma tremenda dor de cabeça. A seguir, confira as orientações para se proteger de golpes:

  • Nunca clique em links de WhatsApp, SMS ou e-mail de contatos desconhecidos; 
  • Confira sempre o remetente dos e-mails;
  • Não compartilhe informações pessoais, dados bancários ou endereço por mensagem ou ligação; 
  • Caso receba uma oferta de crédito, entre em contato com a instituição por meio dos canais oficiais.

A orientação do INSS para o segurado é de que caso seja identificada uma tentativa de golpe, seja realizada denúncia por meio do site do Fala.BR ou através da central ligando no número 135.

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.