Como cuidar dos seus investimentos e protegê-los da melhor maneira

Investir não precisa ser uma tarefa arriscada. Investimentos de renda fixa, por exemplo, oferecem oportunidades conservadoras com poucas chances de perda. Os ganhos são menores do que aqueles da renda variável, é claro, mas eles são mais seguros.

Pensando nesse sentido, é importante conhecer as estratégias corretas para proteger os seus ganhos. Uma carteira de investimentos ideal é variada, de modo que o melhor caminho não é fugir das ações que oferecem riscos, mas saber como minimizá-los.

Imagem: Pexels

6 dicas para proteger seus investimentos

Veja abaixo dicas importantes que separamos para cuidar dos seus investimentos da melhor maneira.

1 – Estude sobre o mercado financeiro

Bons investidores nunca deixam de aprender. Conceitos e estratégias de mercado mudam com grande frequência, o que significa que um conhecimento obtido no ano passado pode já não valer neste. Investir passa necessariamente por estar atualizado.

Existem diferentes maneiras de estudar sobre finanças, mas uma dica sempre muito valiosa é estar atento ao cenário político nacional e internacional. Com isso, você aumenta suas chances de prever quais investimentos podem valorizar ou desvalorizar com o tempo.

2 – Fique atento para a sua segurança online!

Nem só através de apostas arriscadas na Bolsa de Valores se perde dinheiro. Investir pela internet é bastante seguro, mas se você não souber como se proteger de possíveis ataques, a sua carteira de investimentos pode ficar suscetível.

Uma dica nesse sentido são as chamadas VPN (sigla em inglês de Virtual Private Network), uma rede virtual privada que protege a sua localização e os seus dados. Mais do que isso, por exemplo, você pode usar uma VPN para Netflix sem pagar, ou seja, isso evita tanto ataques de hackers para roubar seus dados de acesso ao streaming como também invasão da sua rede wi-fi ao acessar esse aplicativo.

3 – Não mantenha sua carteira de investimentos estagnada

Assim como você nunca deve parar de estudar sobre o mercado, você também deve evitar ao máximo manter seus investimentos alocados sempre da mesma forma. Um espaço que está dando lucro hoje, amanhã pode gerar prejuízo. Mudar é essencial!

É extremamente saudável abandonar investimentos que não possuem futuro, assim como é indicado explorar novos horizontes. Sempre que possível, modifique a sua carteira aqui e ali, buscando encontrar o equilíbrio ideal entre lucros de curto e longo prazo.

4 – Diversifique suas moedas

Imagine o seguinte cenário: você possui investimentos no real brasileiro. O que acontecerá se a inflação disparar, como aconteceu em 2021? A resposta simples é que você vai perder dinheiro, mas o tamanho do prejuízo vai depender do quão dependente da moeda nacional a sua carteira era.

Investir em diferentes moedas garante que oscilações econômicas de países, causadas por diferentes fatores, não o afetarão integralmente.

O que você eventualmente perder no dólar, poderá ganhar no euro (ou vice-versa). Diversidade é a palavra de ordem!

5 – Invista em ouro

Você sabia que o ouro é um dos investimentos mais indicados para quem quer proteger suas finanças?

Embora ele oscile como qualquer outra área da Bolsa de Valores, suas perspectivas a longo prazo dificilmente são negativas porque ele não gera rentabilidade (ou seja, ele não dá lucro por si só, apenas como a sua compra e venda), mas está constantemente sendo valorizado.

Manter uma reserva de ouro não irá te trazer lucros imediatos, mas garantirá segurança em momentos incertos.

6 – Tenha dinheiro em caixa

Por mais tentador que possa ser investir todas as finanças, especialmente quando se está obtendo lucro, essa é uma péssima ideia. Mudanças na Bolsa de Valores podem ocorrer do dia para a noite e nem a carteira mais variada do mundo está completamente protegida.

O ideal então é sempre ter um valor em mãos que possa te salvar em momentos de crise. Especialmente quando não se tem muito capital, investimentos devem ser uma forma de renda extra, não algo no qual você depositará todas as suas esperanças de enriquecimento.

E é isto! Eu espero que essas dicas tenham sido úteis. Mais importante do que realizar investimentos (e obter lucros com eles), é saber a maneira correta de administrá-los, o que passa necessariamente por saber como proteger os seus bens. Continue investindo!

 

 

 

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!