Viajar é sempre um momento de relaxamento, alegria e descontração não é mesmo? Bom nem sempre! Este momento especial está sendo atrapalhado por conta de falhas que vem ocorrendo em dos mais importantes programadas de milhas do mercado, o Latam Pass, oferecido pela Latam Airlines para 23 milhões de clientes no Brasil.
De acordo com clientes ouvidos pelo portal InfoMoney, estão acontecendo diversos problemas que vão desde a emissão ao resgate das milhas. Entre os clientes que estão passando por problemas está o engenheiro Alexandre Tsunoda, de São Paulo.
“Queria emitir uma passagem para Europa e não conseguia pelo site da Latam de nenhuma forma. Nem milhas, nem cartões. Indicava erro no meio de pagamento, nada dava certo. Consegui emitir com pontos apenas por telefone horas depois”, disse ele.
No caso de Alexandre, apesar do perrengue, o final foi feliz, algo que não é a realidade de diversos usuários. No primeiro semestre deste ano, de acordo com o Reclame Aqui, o programa de milhas da Latam recebeu 1.080 reclamações relativas a compra de passagens, um crescimento de 37% ante o mesmo período do ano passado.
Ainda é informado pelo site de reclamações, que de todas as queixas relativas a milhas no período observado, 85% eram da Latam. Quando se olha para as reclamações gerais, a Latam acumula 24,5 mil queixas apenas primeiro semestre deste ano. Esta quantidade já é mais da metade do total registrado em todo o ano passado, com 42,6 mil reclamações.
As queixas dos consumidores no site ReclameAqui ficam concentradas em casos como acúmulo e resgate de pontos para emissão de bilhetes.
Falhas no programa
O diretor do Latam Pass na Latam Airlines Brasil, Martin Holdschmidt, confirmou as falhas e disse que elas são causadas pela migração tecnológica de sistema.
“Estamos trabalhando em migrações (de sistemas) desde novembro e, recentemente, tivemos duas bem importantes. A primeira em março, quando mudamos o site de resgate e todo o fluxo de resgate de passagens aéreas, que antes era feito por uma plataforma separada. Então, na hora de usar pontos, o cliente era redirecionado para outra tela, que era obsoleta e com uma experiência ruim, além das instabilidades”, explicou ele ao InfoMoney.