Dia do Comerciante: estas quatro dicas são fundamentais para a gestão de estoque do seu negócio

O Dia do Comerciante é comemorado todo dia 16 de julho e é uma data para homenagear  os profissionais que exercem esta profissão de grande relevância para o desenvolvimento econômico do país.

Como forma de ajudar os empregadores a atenuar os prejuízos causados pela má gestão do estoque, o CEO da vhsys, Reginaldo Stocco, empresa de tecnologia que desenvolve um sistema de gestão empresarial fácil para pequenas empresas, preparou algumas dias preciosas para as fianças do negócio e para fidelização da clientela.

Organização do Estoque

Organização é a palavra chave para gerir de forma certa as mercadorias. De uma geral no seu estoque e mantenha ele sempre arrumado pois desta forma você dará espaço de circulação para seus funcionários, além de passar uma imagem positiva na questão organização, deixando sua equipe mais estimulada e clareza onde cada produto se encontra.

Para facilitar nesse processo, é possível utilizar algumas metodologias como: curva ABC (método baseado em três pilares fundamentais estabelecer a importância da manutenção de cada produto do estoque, giro de estoque, faturamento e lucratividade.

De acordo com esses pilares, os itens de estoques são classificados em três tipos para que seja possível se organizar melhor: A, B e C.

Fazer inventário

Manter a organização é importante e para isso, a movimentação de estoque deve ser sistematizada por meio de normas de entradas e saídas. Para isso é preciso fazer o controle físico e financeiro de estoque com o objetivo principal de trazer informações sobre a quantidade disponível de cada item e seu correspondente valor financeiro. É importante saber o nome da mercadoria, a quantidade e qual categoria ela pertence.

Integração do estoques

As áreas da sua empresa têm que se comunicar para gerar estratégias. Perante a isso, fazer a integração do estoque é importante. Tanto o setor de compra quanto o de vendas precisam estar bem alinhados quanto às informações de estoque para conseguirem realizar seu trabalho de forma mais assertiva. Não fazer essa integração e não investir na comunicação entre elas é um dos grandes erros na gestão do negócio como um todo e pode trazer danos irreparáveis.

vhsys

A vhsys é uma empresa de tecnologia que desenvolve sistema de gestão empresarial descomplicado para micro e pequenas empresas, com módulos online para emissão de nota fiscal, controle financeiro, vendas e estoque, além de uma loja de aplicativos. A empresa também oferece integrações exclusivas que ampliam os recursos do empreendedor.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.