IMPOSTO DE RENDA: saiba quando será pago o 3º LOTE da RESTITUIÇÃO

O 3° lote da restituição do Imposto de Renda deve ser liberado em breve. O cronograma da restituição do IRPF 2022 começou em maio e deve ir até setembro. Ao todo serão cinco lotes que seguem ordem de prioridade. Os primeiros contemplados foram os idosos e profissionais que possuem como fonte de renda principal a docência.

IMPOSTO DE RENDA: saiba quando será pago o 3º LOTE da RESTITUIÇÃO.(Imagem: FDR)
IMPOSTO DE RENDA: saiba quando será pago o 3º LOTE da RESTITUIÇÃO.(Imagem: FDR)

Do 2° lote em diante, a ordem de devolução acontece com base nas datas de envio da declaração. O segundo pagamento aconteceu no último dia 30 de junho, com consulta sendo liberada uma semana antes, no dia 23.

3° lote da Restituição do Imposto de Renda 

Parte dos contribuintes ainda esperam receber a restituição do Imposto de Renda 2022. De acordo com cronograma da Receita Federal para realizar as distribuições, o novo pagamento está datado para acontecer no dia 29 de julho, a consulta do 3° lote da Restituição do IRPF 2022 deve ser liberada a partir do dia 22. Confira o calendário da restituição:

  • 1º lote – 31 de maio (já pago)
  • 2º lote – 30 de junho (já pago)
  • 3º lote – 29 de julho
  • 4º lote – 31 de agosto
  • 5º lote – 30 de setembro

Como realizar consulta da restituição do IRPF 2022

Os contribuintes devem realizar a consulta disponibilizada tradicionalmente uma semana antes da liberação do pagamento da restituição, para saber se estarão no lote que será pago. É importante destacar que não há uma maneira prévia de saber em qual lote sua restituição deve cair, apenas através da consulta.

A consulta pode ser feita através da página da Receita Federal na internet. Para isso, o contribuinte deve clicar na opção “Meu Imposto de Renda” e na sequência em “Consultar Restituição”. Outra forma de realizar a consulta é por meio do  aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para sistemas Android e iOS.

Mas atenção! Caso você tenha enviado a declaração com antecedência e tenha restituição a receber nos primeiro lotes, mas o valor não caiu na sua conta, existe a possibilidade de você ter caído na malha fina. Ou seja, a Receita Federal através do cruzamento de dados constatou inconstâncias na sua declaração do IRPF de 2022. Não deixe de acessar o portal da Receita Federal para consultar se existem erros e consertá-los o mais rápido possível.

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.