7 das 10 melhores universidades da América Latina são brasileiras

Pontos-chave
  • Brasil marcou presença com 7 universidades no top 10
  • No total, Brasil apareceu com 72 universidades

De acordo com uma publicação realizada pela Times Higher Education sobre as melhores universidades da América Latina, o Brasil é o pais que mais aparece no ranking. Entre as dez instituições mais bem avaliadas, o Brasil apareceu em sete posições.

publicidade

O ranking foi revelado ontem, 14, pela publicação e a lista completa pode ser visualizada através deste link.

A Universidade de São Paulo (USP) ocupou o segundo lugar no ranking pelo sexto ano seguido, perdendo somente para a Pontifícia Universidade Católica do Chile.

Na terceira colocação a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) conseguiu se manter, sendo seguida pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que subiu da nona para a quarta posição. 

publicidade

Foi avaliada pela publicação o desempenho de 197 instituições de ensino superior em 13 países. Esta avaliação considera as seguintes áreas: ensino, pesquisa, impacto de citação, panorama internacional e receita da indústria. No total, são 13 indicadores, como número de citações em pesquisa e o grau de titulação dos professores.

De acordo com a publicação, as universidades do Brasil obtiveram uma melhora na qualidade e na quantidade de pesquisas. Nosso país conseguiu superar a média latino-americana em todas os pontos, mesmos na avaliação sobre impacto de citações e métricas internacionais.

Fora as universidades que ficaram no Top 10, o Brasil ainda aparece ao longo do ranking com 72 universidades. Depois do Brasil, os países mais representados foram Em seguida aparece o Chile (30), Colômbia (29) e México (26).

Do total de universidades que apareceram no ranking, 90% são públicas e somente oito são privadas. A PUC-Rio é a melhor avaliada entre todas e ocupa a décima colocação.

Universidades mais bem avaliadas da América Latina

  • Pontifícia Universidade Católica do Chile (Chile)
  • Universidade de São Paulo (Brasil)
  • Universidade Estadual de Campinas (Brasil)
  • Universidade Federal de São Paulo (Brasil)
  • Instituto de Tecnologia de Monterrey (México)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil)
  • Universidade do Chile (Chile)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil)
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Brasil)

USP 

A Universidade de São Paulo é a maior e mais importante universidade pública do Brasil, uma das mais importantes da Ibero-América, do mundo lusófono e uma das mais prestigiadas em todo o mundo.

publicidade
  • Vestibular 

Recentemente, Conselho de Graduação aprovou três alterações importantes no concurso vestibular da Fuvest para o próximo ano: mudanças na forma de classificação dos aprovados; a implementação de uma comissão que fará a verificação da autodeclaração dos candidatos concorrentes às vagas voltadas a pretos, pardos e indígenas (PPI) antes da confirmação da matrícula; e a obrigatoriedade da apresentação do comprovante do esquema vacinal completo e doses de reforço para os calouros.

“Isso significa que, em 2023, provavelmente teremos um número maior de ingressantes egressos da escola pública e autodeclarados pretos, pardos e indígenas, pois também concorrerão às vagas destinadas à AC, assim como os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas também concorrerão às vagas destinadas à EP. A mudança aprimora a política de ações afirmativas da USP ao pretender uma configuração do corpo discente mais próxima da realidade social brasileira”, explica o pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Garcia Neira.

publicidade

Unicamp

Universidade Estadual de Campinas é uma universidade pública do estado de São Paulo, Brasil, considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina.

  • Vestibular 

Os interessados em ingressar na Unicamp em 2023 podem se inscrever a partir do próximo mês até o dia 9 de setembro. Será cobrada uma taxa de inscrição de R$192. De acordo com a Comvest, a primeira fase acontecerá em 6 de novembro de 2022, e a segunda fase será reafixada em dezembro.

publicidade

Unifesp 

A Universidade Federal de São Paulo é uma instituição de ensino superior pública brasileira localizada no estado de São Paulo, sendo uma das três universidades federais do estado, ao lado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade Federal do ABC (UFABC). 

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Formada por 7 campi distribuídos pelo estado, eles estão localizados na cidade de: Diadema, Guarulhos, Osasco, Santos, São José dos Campos e São Paulo (com Campus São Paulo e Campus Zona Leste).

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.