- Senha do cartão do Auxílio Brasil deve ser cadastrada no Caixa Tem;
- Cidades com poucas unidades de atendimento da Caixa receberão as primeiras unidades do cartão;
- Cerca de 3,2 milhões de cartões do Auxílio Brasil já foram emitidos.
Desde o final do mês de junho, os 18,5 milhões de beneficiários já começaram a receber o novo cartão do Auxílio Brasil de R$ 600 em casa. A ferramenta tem sido emitida pelo Ministério da Cidadania para substituir o cartão do Bolsa Família, usado pelo grupo que foi transferido do antigo programa.
O saldo de beneficiários incluído no formato atual da transferência de renda, contava apenas com transações digitais no Caixa Tem ou saque através do Cartão Cidadão. Agora, com o novo cartão do Auxílio Brasil de R$ 600, os cidadãos terão a oportunidade de fazer saques pontuais, não sendo obrigados a retirar todo o saldo de uma só vez.
Mas afinal, todo cartão requer uma senha de segurança para ser usado, evitando fraudes e saques indevidos. A novidade é que a senha do novo cartão do Auxílio Brasil de R$ 600 deverá ser cadastrada pelo aplicativo da conta poupança social digital, o Caixa Tem. A decisão foi tomada visando facilitar o processo para o beneficiário sem que ele precise sair de casa.
Quem já tiver o cartão em mãos terá a chance de usá-lo assim que os depósitos da sétima parcela começarem a ser liberados a partir da próxima segunda-feira (18). Antes, é preciso cadastrar a senha executando este passo a passo:
- Acesse o aplicativo Caixa Tem;
- Selecione a opção “Auxílio Brasil”;
- Clique em “criar senha do cartão”.
Com o novo cartão do Auxílio Brasil de R$ 600 em mãos, o beneficiário poderá usá-lo não apenas para efetuar o saque em espécie do benefício. O uso se estende a compras no mercado, farmácia, lojas, postos de combustível, e qualquer outro estabelecimento que aceite cartões na função débito.
De acordo com o Ministério da Cidadania, até agora já foram emitidos 3,2 milhões de unidades do novo cartão do Auxílio Brasil de R$ 600 com chip. A previsão é para que as primeiras remessas atendam cerca de 6,6 milhões de famílias incluídas no programa a partir de novembro de 2021.
A princípio, a prioridade na distribuição será dada aos beneficiários que residem em cidades que não possuem ou que contam com uma quantidade limitada de canais de pagamento da Caixa Econômica Federal (CEF). A frente do novo cartão do Auxílio Brasil de R$ 600 dispõe essas informações:
- Identificação do Programa Auxílio Brasil;
- Número do cartão;
- NIS do Responsável Familiar (RF);
- Nome do RF;
- Validade do cartão;
- Número da conta.
Já o verso do cartão apresenta estes dados:
- Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa;
- Nomes da Caixa e Ministério da Cidadania;
- Bandeira do Caixa Aqui;
- QR Code;
- Bandeira do banco 24Horas; e
- Bandeira da Elo ou Visa.
Solicitação do novo cartão do Auxílio Brasil
O novo cartão do Auxílio Brasil será enviado pelos Correios e entregue diretamente no endereço do que o beneficiário registrou no Cadastro Único (CadÚnico). Portanto, não há nenhuma iniciativa de solicitação da ferramenta a ser tomada para receber o cartão do Auxílio Brasil.
O que o beneficiário pode fazer é manter a inscrição no CadÚnico atualizada. Mudanças de endereço, telefone ou composição do grupo familiar são essenciais e às quais é preciso ter bastante atenção.
A atualização cadastral pode ser feita pelo site ou aplicativo do Cadastro Único. As plataformas recentemente reestruturadas oferecem estes serviços:
- Consulta por CPF;
- Consulta simples;
- Consulta completa;
- Pré-cadastro;
- Comprovante de cadastro;
- Atualização cadastral por confirmação;
- Meus benefícios;
- Postos de atendimento.
Para atualizar os dados, basta apresentar todos os documentos pessoais do representante familiar e de todo o grupo que reside na mesma casa, os mesmos fornecidos durante a inscrição. A atualização deve ocorrer, obrigatoriamente, a cada dois anos, ou quando houver qualquer mudança na estrutura familiar, como endereço, nascimento ou morte.
A novidade fica por conta do pré-cadastro, permitindo que o usuário faça o auto-cadastro, precisando comparecer ao CRAS somente para a avaliação complementar, o que já agiliza todo o processo.
De acordo com o Ministério da Cidadania, a nova funcionalidade vai reduzir as filas e o tempo de espera pelo atendimento nas unidades, já que as famílias chegarão com o pré-cadastro já pronto. Após o pré-cadastro, o Responsável Familiar terá 120 dias para ir ao posto de atendimento completar o cadastro do Cadúnico.