MEI: esses 4 aplicativos podem te ajudar a gerenciar o seu negócio

Pontos-chave
  • Aplicativos da rede pública e privada permitem acesso a serviços do MEI;
  • Organização é a palavra chave para melhor funcionamento do negócio;
  • Facilidade dos aplicativos são diferencial para os empreendedores.

Organização é a palavra chave para administrar uma empresa, seja de pequeno ou grande porte. Por isso, o bom gerenciamento do seu negócio vale também para o Micro Empreendedor Individual (MEI). Com a tecnologia em ascensão, o uso de aplicativos também é uma boa forma de organizar suas contas.

publicidade
MEI: esses 4 aplicativos podem te ajudar a gerenciar o seu negócio
MEI: esses 4 aplicativos podem te ajudar a gerenciar o seu negócio (Imagem: FDR)

O Micro Empreendedor tem algumas obrigações, entre elas o pagamento de contribuição mensal, a emissão de nota fiscal ao prestar serviços e a regularização de funcionário. Além disso, precisa organizar suas finanças para melhor funcionamento da empresa.

Algumas opções de aplicativos podem facilitar a vida do dono da empresa. Isso porque, podem ser baixados no celular e se tornam de fácil acesso. Enquanto está trabalhando consegue preencher planilhas, ou acessar informações importantes sobre seu negócio.

publicidade

Confira a seguir, baseado em uma seleção feita pelo Jornal Contábil, os 4 principais aplicativos para gerenciamento da pequena empresa.

Aplicativo MEI

Criado pela Receita Federal, este aplicativo permite que o empreendedor tenha acesso aos principais conteúdos de rotina do dono da empresa.

Disponível nos sistemas operacionais IOS e Android, é possível resolver por meio deste app serviços como:

  • Gerar guia de pagamento do DAS;
  • Conseguir informações gerais, como dados de natureza jurídica através do CNPJ ou a situação de débitos tributários;
  • Ficar por dentro de informes gerais sobre sobre MEI e SIMEI.

Mais MEI

Este é um aplicativo pago, o empreendedor deve arcar com o custo de R$ 99,90 para abrir sua empresa dentro do aplicativo. E ainda, receber todo o suporte para regularização do seu negócio.

No entanto, a abertura da empresa e criação do CNPJ é gratuito quando feito no Portal do Empreendedor.

publicidade

A gratuidade é oferecido para quem já possuí a empresa aberta, podendo gerar suas informações e ter acesso ao boleto do DAS.

Além disso, também podem ser acessados serviços como:

publicidade

MEI Fácil

Esta é uma plataforma privada, ou seja, não tem vínculo com nenhuma instituição pública. Foi lançada pelo banco Neon e oferece as principais funções de interesse do micro empreendedor.

Não é necessário pagar nada pela abertura da conta, basta informar dados pessoais como: CPF, nome completo, e dados empresariais. Além de auxiliar no gerenciamento da sua conta, por meio de app também é permitido:

publicidade

WhatsApp Business

Sim, é do seu WhatsApp que estamos falando. Esta versão do aplicativo permite que o empreendedor crie um link de acesso direto entre seu consumidor e seu meio de contato. 

Podendo, por exemplo, colocar esse link na sua página de redes sociais. Ao clicar, o cliente abre direto uma conversa com a empresa no WhatsApp e dessa forma conseguirá tirar suas dúvidas sobre o produto que a mesma oferece.

O interessante do WhatsApp Business é que até quatro aparelhos podem ser conectados simultaneamente. Isso significa que além do dono da empresa, um funcionário poderá ter acesso as conversas e facilitar o contato com o cliente.

publicidade

A dica, no entanto, é providenciar um aparelho que permita dois chips caso queira usar seu telefone pessoal para baixar este app. Isso significa que o WhatsApp convencional não permite que seja usado junto com o mesmo número de telefone na versão Business.

Portal do Empreendedor

Este não é um aplicativo, mas um site do governo federal que reúne todos os serviços necessários para o Micro Empreendedor Individual.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

O portal dá acesso ao PGMEI e ao SIMEI, dessa forma o empresário consegue resolver pendências do seu negócio e regularizar o que for preciso, desde que informe seu CNPJ. Entre as opções disponíveis estão:

publicidade
  • Informações sobre como emitir nota fiscal;
  • Pagamentos de contribuição mensal;
  • Parcelamento dos débitos atrasados com o DAS;
  • Atualização cadastral;
  • Envio da declaração anual de faturamento;
  • Acesso a comprovantes e ao alvará de licença;
  • Informações para regularização de funcionário
  • Baixa da empresa;
  • Transição da empresa para MEI.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Lila Cunha
Lila Cunha é formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atua como repórter especial para o portal FDR. É responsável por selecionar as informações abordadas e garantir o padrão de qualidade das notícias veiculadas. Além disso, trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional.