MEI: esses 4 aplicativos podem te ajudar a gerenciar o seu negócio

Pontos-chave
  • Aplicativos da rede pública e privada permitem acesso a serviços do MEI;
  • Organização é a palavra chave para melhor funcionamento do negócio;
  • Facilidade dos aplicativos são diferencial para os empreendedores.

Organização é a palavra chave para administrar uma empresa, seja de pequeno ou grande porte. Por isso, o bom gerenciamento do seu negócio vale também para o Micro Empreendedor Individual (MEI). Com a tecnologia em ascensão, o uso de aplicativos também é uma boa forma de organizar suas contas.

MEI: esses 4 aplicativos podem te ajudar a gerenciar o seu negócio
MEI: esses 4 aplicativos podem te ajudar a gerenciar o seu negócio (Imagem: FDR)

O Micro Empreendedor tem algumas obrigações, entre elas o pagamento de contribuição mensal, a emissão de nota fiscal ao prestar serviços e a regularização de funcionário. Além disso, precisa organizar suas finanças para melhor funcionamento da empresa.

Algumas opções de aplicativos podem facilitar a vida do dono da empresa. Isso porque, podem ser baixados no celular e se tornam de fácil acesso. Enquanto está trabalhando consegue preencher planilhas, ou acessar informações importantes sobre seu negócio.

Confira a seguir, baseado em uma seleção feita pelo Jornal Contábil, os 4 principais aplicativos para gerenciamento da pequena empresa.

Aplicativo MEI

Criado pela Receita Federal, este aplicativo permite que o empreendedor tenha acesso aos principais conteúdos de rotina do dono da empresa.

Disponível nos sistemas operacionais IOS e Android, é possível resolver por meio deste app serviços como:

  • Gerar guia de pagamento do DAS;
  • Conseguir informações gerais, como dados de natureza jurídica através do CNPJ ou a situação de débitos tributários;
  • Ficar por dentro de informes gerais sobre sobre MEI e SIMEI.

Mais MEI

Este é um aplicativo pago, o empreendedor deve arcar com o custo de R$ 99,90 para abrir sua empresa dentro do aplicativo. E ainda, receber todo o suporte para regularização do seu negócio.

No entanto, a abertura da empresa e criação do CNPJ é gratuito quando feito no Portal do Empreendedor.

A gratuidade é oferecido para quem já possuí a empresa aberta, podendo gerar suas informações e ter acesso ao boleto do DAS.

Além disso, também podem ser acessados serviços como:

MEI Fácil

Esta é uma plataforma privada, ou seja, não tem vínculo com nenhuma instituição pública. Foi lançada pelo banco Neon e oferece as principais funções de interesse do micro empreendedor.

Não é necessário pagar nada pela abertura da conta, basta informar dados pessoais como: CPF, nome completo, e dados empresariais. Além de auxiliar no gerenciamento da sua conta, por meio de app também é permitido:

WhatsApp Business

Sim, é do seu WhatsApp que estamos falando. Esta versão do aplicativo permite que o empreendedor crie um link de acesso direto entre seu consumidor e seu meio de contato. 

Podendo, por exemplo, colocar esse link na sua página de redes sociais. Ao clicar, o cliente abre direto uma conversa com a empresa no WhatsApp e dessa forma conseguirá tirar suas dúvidas sobre o produto que a mesma oferece.

O interessante do WhatsApp Business é que até quatro aparelhos podem ser conectados simultaneamente. Isso significa que além do dono da empresa, um funcionário poderá ter acesso as conversas e facilitar o contato com o cliente.

A dica, no entanto, é providenciar um aparelho que permita dois chips caso queira usar seu telefone pessoal para baixar este app. Isso significa que o WhatsApp convencional não permite que seja usado junto com o mesmo número de telefone na versão Business.

Portal do Empreendedor

Este não é um aplicativo, mas um site do governo federal que reúne todos os serviços necessários para o Micro Empreendedor Individual.

O portal dá acesso ao PGMEI e ao SIMEI, dessa forma o empresário consegue resolver pendências do seu negócio e regularizar o que for preciso, desde que informe seu CNPJ. Entre as opções disponíveis estão:

  • Informações sobre como emitir nota fiscal;
  • Pagamentos de contribuição mensal;
  • Parcelamento dos débitos atrasados com o DAS;
  • Atualização cadastral;
  • Envio da declaração anual de faturamento;
  • Acesso a comprovantes e ao alvará de licença;
  • Informações para regularização de funcionário
  • Baixa da empresa;
  • Transição da empresa para MEI.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com