Marcelo D2 terá que pagar R$ 50 mil para ex-governador de SP por conta deste motivo

A Justiça de São Paulo condenou o cantor Marcelo D2 a pagar uma indenização ao ex-governador do estado João Dória no valor de R$50 mil. Esta indenização é decorrente da afirmação do cantor dada em 2019 em que ele chamou Dória de “assassino” após uma operação realizada na favela de Paraisópolis, em São Paulo, ter vitimado 9 jovens.

“O mandante foi o Doria”, escreveu D2 em seu perfil no Twitter em 2019 para seus 1,1 milhão de seguidores.

João Dória, através de um processo que abriu na Justiça, disse que “tomou todas as providências necessárias” naquele momento e pediu “apurações rigorosas e transparentes” e que as palavras do rapper foram de uma “gravidade incomensuráveis”.

O político disse que o cantor Marcelo D2 “maculou a sua reputação com uma narrativa sensacionalista, colocando sua opinião e valores morais, éticos e políticos em descrédito perante todos os usuários da internet”.

Marcelo D2 não apresentou defesa durante o processo e venceu em primeira instância. No entendimento da juíza Tania Cardim, o cantor apenas exerceu seu direito de crítica.

Após isso, João Dória recorreu da decisão e os desembargadores do Tribunal de Justiça decidiram condenar o rapper. “O réu [D2] cometeu excesso em suas palavras, ultrapassando e muito o direito de crítica”, disse o desembargador Luiz Antonio de Godoy, relator do processo. 

“Seu intuito não era o de simplesmente criticar o então governador, mas o de escandalizar a opinião de seus seguidores e angariar apoiadores.” Além de ter que pagar a indenização, o rapper foi condenado a apagar o tweet de suas redes sociais. Ainda cabe recurso por parte de D2.

Marcelo D2

Marcelo Maldonado Peixoto, mais conhecido como Marcelo D2, é um rapper brasileiro, vocalista da banda Planet Hemp, que hoje quer continuar em carreira solo e em projeto paralelo com a volta da banda Planet Hemp.

João Dória

João Agripino da Costa Doria Junior é um empresário, jornalista, publicitário e ex-político brasileiro, filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira desde 2001, ex-prefeito do município de São Paulo e ex-governador do estado de São Paulo.

Tornou-se conhecido como entrevistador em talk-shows, palestrante e organizador de eventos empresariais. É criador e presidente licenciado do Grupo Doria.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.