Com o intuito de estimular o emprego entre os jovens, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) está oferecendo vagas de trabalho. As oportunidades são por meio do programa Jovem Aprendiz. Além disso, oferece capacitação profissional aos selecionados.
O Senac de Marechal Cândido Rondon está com vagas abertas para o programa Jovem Aprendiz. As oportunidades de trabalho são para os setores de comércio de bens, serviços e turismo. As inscrições podem ser feitas na unidade, localizada na Rua Santa Catarina, nº 5736, no bairro Vila Gaúcha.
O programa tem como intuito oferecer a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Os selecionados, além de conseguir o emprego, também participam de capacitação profissionalizante.
Assim, o trabalho é somado ao ensino profissional. O Senac capacita os jovens para que esses articulem conhecimentos relacionados às dimensões pessoal, profissional e social. O foco é atuarem de forma autônoma e crítica.
Os empresários interessados em participar do programa, devem procurar a unidade do Senac de Marechal. Após isso, basta encaminhar a documentação necessária para efetivar a matrícula do aprendiz no curso de Aprendizagem.
Vagas do Jovem Aprendiz Senac
As vagas disponíveis não são limitadas aos serviços administrativos. São ao todo 22 cargos em que os jovens podem se inscrever. Porém, mais oportunidades podem ser ofertadas, já que mais empresas podem participar. Veja abaixo:
- Assistente administrativo;
- Assistente de logística;
- Assistente de pessoal;
- Atendente de lanchonete;
- Auxiliar de cozinha;
- Auxiliar de limpeza;
- Auxiliar de manutenção predial;
- Camareiro em meios de hospedagem;
- Cobrador interno;
- Empacotador;
- Estoquista;
- Frentista;
- Lavador de automóveis;
- Operador de caixa;
- Operador de computador;
- Operador de telemarketing;
- Organizador de evento;
- Programador de computador;
- Recepcionista em geral;
- Repositor de mercadorias;
- Vendedor;
- Zelador.
Jovem Aprendiz
O Jovem Aprendiz foi aprovado em 2000, mas só foi regulamentado em 2005. Além desse termo, o programa também é conhecido como Menor Aprendiz e Aprendiz Legal. A sua atuação aconteceu por meio da Lei do Aprendiz.
Essa lei tem como regra a obrigatoriedade de oferecimento de 5% a 15% das vagas de trabalho oferecidas para os aprendizes. A determinação abrange as empresas de grande ou médio porte.
De acordo com a legislação, são aceitos jovens entre 14 a 24 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio ou fundamental em escola pública. A criação do programa tem como objetivo acabar com o trabalho infantil e com a evasão escolar entre os adolescentes.