Negociações do Tesouro Direto foram suspensas na última sexta (08); o que aconteceu?

Na última sexta-feira (8), as negociações dos títulos do Tesouro Direto ficaram suspensas por aproximadamente meia hora. Isso aconteceu em meio às variações dos preços e taxas dos papéis. Apesar disso, depois da interrupção temporária, as negociações foram voltaram em seguida.

Negociações do Tesouro Direto foram suspensas na última sexta (08); o que significa?
Negociações do Tesouro Direto foram suspensas na última sexta (08); o que significa? (Imagem: Montagem/FDR)

Na atualização realizada pela tarde, as rentabilidades oferecidas pelos títulos do Tesouro Direto operavam em alta. Os papéis, dessa modalidade de renda fixa, que se destacaram foram os de inflação, principalmente os títulos mais longos.

Ao InfoMoney, o economista-chefe e sócio da Monte Bravo Investimentos, Luciano Costa, explica que a grande pressão registrada no mercado de juros tem relação com dois fatores.

O primeiro motivo é a divulgação da inflação oficial do Brasil, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O segundo fator é a publicação do relatório de emprego nos Estados Unidos (payroll), que auxiliou a puxar a elevação no rendimento dos títulos americanos (treasuries).

O especialista afirma que os dados do payroll indicaram um robusto mercado de trabalho. Os números mostraram a queda da folga do mercado. Isso ajudou a reforçar a estimativa de altas mais fortes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).

Com relação à inflação brasileira, o economista percebeu que o IPCA ficou abaixo do previsto. Contudo, ele citou que o aumento dos preços segue persistente, com serviços e núcleos ainda altos.

Na tarde da última sexta-feira, estas foram as rentabilidades proporcionadas pelos títulos públicos do Tesouro Direto:

  • TESOURO PREFIXADO 2025: 12,99%
  • TESOURO PREFIXADO 2029: 13,09%
  • TESOURO PREFIXADO com juros semestrais 2033: 13,20%
  • TESOURO SELIC 2025: SELIC + 0,0973%
  • TESOURO SELIC 2027: SELIC + 0,1602%
  • TESOURO IPCA+ 2026: IPCA + 6,04%
  • TESOURO IPCA+ 2035: IPCA + 6,07%
  • TESOURO IPCA+ 2045: IPCA + 6,07%
  • TESOURO IPCA+ com juros semestrais 2032: IPCA + 6,01%
  • TESOURO IPCA+ com juros semestrais 2040: IPCA + 6,09%
  • TESOURO IPCA+ com juros semestrais 2055: IPCA + 6,19%

O que significa a suspensão das negociações do Tesouro Direto

As suspensões de negociações do Tesouro Direto ocorrem em situações de grande volatilidade dos preços. De acordo com o próprio programa do Tesouro Nacional, isso acontece para assegurar que as operações não sejam efetuadas a taxas muito diferentes das praticadas no mercado secundário.

De modo geral, o mercado secundário do Tesouro Direto abrange as negociações de venda e compra de títulos do Tesouro realizadas por instituições financeiras, corretoras de investimentos e bancos. As taxas do Tesouro Direto se baseiam nas negociadas neste mercado secundário.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.