Guia te mostra como economizar em até 25% na gasolina durante as viagens de férias

A alta nos preços dos combustíveis eleva a necessidade do consumidor de buscar por economia, seja na procura por preços menores, ou de estratégias para reduzir o gasto do combustível. Pensando nisso, o FDR traz dicas para quem quer economizar em até 25% na gasolina durante as viagens de férias.

Apesar da pequena queda notada nos preços dos combustíveis na bomba durante a última semana, a inflação no geral tem causado dor de cabeça ao consumidor brasileiro que ainda possui receio quanto a uma nova alta da gasolina e do diesel.

É possível economizar até 25% da gasolina durante viagens

Apesar de cada veículo possuir suas particularidades quanto ao consumo do combustível, as práticas do condutor também implicam no consumo final do automóvel. 

Um dos principais pontos a ser destacado é que o consumo de gasolina é diferente para distâncias curtas, no tráfego das cidades e para viagens em rodovias e distâncias mais longas. É importante destacar também que antes de pegar a estrada, caso o motorista note que não consegue manter a média de gasto indicada pela fabricante do modelo, talvez seja preciso avaliar a qualidade do combustível, a condução e até mesmo o veículo.

Sabendo disso, motoristas devem se atentar ao que pode ser mudado para economizar no combustível nas viagens de férias. Especialistas apontam que o consumo pode ser reduzido em até 25%.

Como reduzir o gasto de gasolina em viagens de férias?

Tendo em mente que as estradas seguem uma lógica diferente da cidade, o motorista precisará de adequar e agir diferente do modo habitual. Confira o guia a seguir com digas para economizar na gasolina nas férias:

  1. Pneus calibrados: nem todo motorista sabe, mas os pneus murchos podem consumir mais, isso porque geram mais área de atrito com a pista, gastando mais energia;
  2. Manutenção em dia: antes de colocar o pé na estrada, é importante colocar o automóvel na manutenção. Esteja atento as orientações do fabricante para saber dos prazos para a troca de componentes que podem aumentar o consumo do combustível;
  3. Velocidade constante: a velocidade baixa não é diretamente ligada ao maior consumo de combustível. Segundo especialistas, o mais importante é que o motorista mantenha o máximo de constância possível;
  4. Marcha no momento certo: fazendo isso, o motorista garante que a rotação do motor se mantenha na marca de 2 mil RPM, o que assegura o consumo reduzido. Evitar freio e aceleração repentina também são dicas que podem ser utilizadas pelo condutor.
  5. Janelas fechadas e ar-condicionado ligado: com as janelas abertas em vias onde o motorista pode aplicar maior velocidade, a resistência aerodinâmica do automóvel aumenta e por isso o consumo de energia é maior. Já o ar-condicionado ligado tem o gasto reduzido em velocidades mais altas, por essa razão pode ser utilizado sem grandes preocupações.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.