Duas grandes empresas estão oferecendo cursos gratuitos para quem está cursando ou já concluiu o ensino médio. O Google e a Gerdau abriram vagas em cursos profissionalizantes nas áreas de tecnologia, administração e desenvolvimento pessoal, conhecimentos muito requisitados pelo mercado de trabalho atualmente.
Confira a seguir todos os detalhes sobre as vagas e como se inscrever.
Cursos grátis no Google e CIEE
O Google e o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) estão oferecendo 30 mil vagas em cursos gratuitos através da plataforma Coursera. Os cursos são totalmente online e contam com Certificado Digital do Google para os formandos.
Serão contempladas as seguintes áreas:
- Análise de Dados
- Gerenciamento de Projetos
- Suporte de TI
- UX Design
As inscrições podem ser realizadas por este link. Não é necessário ter experiência prévia nas aéreas, mas alguns requisitos são cobrados para se realizar a inscrição:
- Ter 16 anos de idade ou mais
- Ter acesso à internet
- Concluir o curso em até 6 meses
- Ter uma conta de e-mail
- Dedicar ao menos 1h30 aos estudos por dia
Haverá prioridade para mulheres, pessoas trans e pessoas de baixa renda, como forma de promover a diversidade na área de tecnologia. O objetivo do Google é abrir 500 mil vagas em cursos como esses até 2026.
Cursos grátis da Gerdau e Instituto Ser+
A Gerdau, empresa líder no setor de siderurgia, também está oferecendo bolsas integrais para profissionalização, mas em parceria com o Instituto Ser+, ONG que promove a educação de jovens carentes.
Serão oferecidas 40 bolsas gratuitas no Projeto Star Gerdau, para jovens de 18 a 29 anos, que estão cursando ou já cursaram o ensino médio na rede pública e que moram nos estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
As inscrições podem ser feitas nos links abaixo:
A formação, com duração de 300h, é focada em programação básica, raciocínio lógico, administração e habilidades interpessoais. Os jovens selecionados também poderão com kit pedagógico, plano odontológico e desconto de 50% em cursos na Universidade São Judas. Quem é do Rio de Janeiro terá, ainda, auxílio para o transporte até a unidade de ensino.