Financiamento de motos tem aumento na procura em junho; saiba como funciona

Em junho, as vendas financiadas de veículos totalizaram 449 mil unidades, entre novos e usados. O número, que abrange autos leves, motos e pessoas em todo o país, representa baixa de 13,1% em relação a junho, de 2021. Apesar disso o financiamento de motos registrou aumento em relação ao ano passado.

Financiamento de motos tem aumento na procura em junho; saiba como funciona
Financiamento de motos tem aumento na procura em junho; saiba como funciona (Imagem: Montagem/FDR)

No sexto mês deste ano, o financiamento de motos somou 98 mil unidades. Em relação ao ano passado, houve um aumento de 12,8%. Apesar disso, em comparação a maio deste ano, foi observada uma queda de 8,2% no segmento de motos. Os dados foram divulgados pela B3 na última sexta-feira (7).

Já o segmento de autos leves, em relação ao mês anterior, apresentou queda de 6,2%. Ao comparar com junho do ano passado, o número de financiamento de autos leves teve baixa de 18,2%.

Sobre o financiamento de veículos pesados, houve um aumento de 0,2% em relação a maio deste ano. No entanto, em relação ao mesmo período de 2021, ocorreu uma queda de 18,8%.

A superintendente de Planejamento da B3, Tatiana Masumoto Costa, afirma que, mesmo com a alta no financiamento de motos em relação ao ano passado e uma pequena elevação no financiamento de veículos pesados em relação a maio, o mercado vem tendo dificuldade em chegar ao nível registrado em 2021.

Como funciona o financiamento de motos

O financiamento de motos funciona como um tipo de empréstimo, no qual uma instituição ou banco oferece crédito aos interessados em adquirir a moto. Assim, existe a possibilidade de comprar o veículo à vista na concessionária ou loja parceira da instituição.

A dívida precisa ser paga para essa instituição. Por conta disso, há a assinatura de um contrato entre as duas partes.

Para o financiamento de motos, primeiramente, a pessoa deve comparar as condições proporcionadas no mercado — além de comparar os preços desses bens.

Após isso, será preciso comparecer a alguma concessionária de interesse para a compra do veículo. Em seguida, será preciso reunir os documentos solicitados pela instituição e verificar as condições oferecidas.

Depois, para verificar a viabilidade da oferecer o financiamento, a instituição realizará uma análise de crédito. Em caso de aprovação, basta assinar os documentos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.