Cada vez menos estabelecimentos estão aceitando parcelamentos em até 12 vezes; descubra o motivo

O parcelamento é uma das estratégias mais usadas pelos brasileiros para pagar compras. Mas a modalidade de pagamento sofre com restrições nos últimos anos, sendo raro encontrar atualmente estabelecimentos que aceitem parcelar em até 12 vezes, algo comum até pouco tempo atrás.

Uma pesquisa realizada pela Gmattos, consultoria especializada em comércio eletrônico e meios de pagamento, revelou que apenas 17,2% das lojas oferecem a opção de parcelamento em 12 vezes sem juros. Há cinco anos atrás, essa mesma taxa era de 85%. Que fatores explicam essa queda? Os pagamentos em muitas parcelas deixarão de existir no Brasil?

Juros altos

Especialistas explicam que o parcelamento traz custos adicionais para o comércio. O lojista que aceita parcelar a venda de um produto tem duas alternativas: ou recebe o pagamento de cada parcela no dia do vencimento ou faz a antecipação das parcelas.

Essa segunda opção é a mais usada, mas ela implica o pagamento de uma taxa de antecipação, além das taxas normais cobradas pelas operadoras de cartão de crédito. E com a Selic a 13,25%, as taxas de juros como um todo estão cada vez maiores, o que aumenta os custos para o vendedor.

Por esse motivo, é cada vez mais raro encontrar lojistas que aceitam parcelar em muitas vezes sem juros. Da mesma forma, é cada vez mais difícil achar qualquer tipo de parcelamento que não contenha juros para o consumidor. E, como os especialistas alertam, às vezes os juros vêm disfarçados na transação, sendo embutidos no preço do produto.

Descontos à vista

Para compensar a ausência do parcelamento sem juros, os estabelecimentos estão tentando atrair clientes oferecendo descontos no pagamento à vista. E para quem opta pelo Pix o desconto pode ser ainda maior.

Conforme mostrou pesquisa da Gmattos, em maio deste ano, esse meio de pagamento instantâneo já era aceito por 74,6% dos comércios virtuais, sendo que 20% deles ofereciam descontos para quem pagasse à vista no Pix. Os descontos podiam variar de 3% a 18%.

Outras formas de pagamento também estão substituindo o parcelamento, como o Buy Now, Pay Later (BNPL), também conhecido como crediário digital. Nessa modalidade, é possível parcelar uma compra sem cartão de crédito e com limite aprovado na hora.

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.