Qual a importância da mesada na educação financeira dos filhos?

Pontos-chave
  • Educação financeira é importante na infância
  • Mesada é uma ótima forma de introduzir o assunto
  • Este tema na infância ajuda a formar adultos com noção de gerenciamento de riscos

Na infância muitos pais se preocupam em proporcionar o melhor para os filhos, como escola, brinquedos, saúde e ainda garantir que eles aproveitem bem essa fase única. No entanto, uma habilidade extremamente importante, mas que muitas vezes fica em segundo plano, é a educação financeira. Pode parecer complicado tratar deste tema com os pequenos, no entanto ela pode ser exercitada de forma bem simples: por meio da mesada.

Não se trata de simplesmente dar dinheiro aos filhos, e sim dos pais os ensinarem a como lidar com as finanças. De acordo com um estudo realizado pela organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) com título de “Financial Education in Schools” revelou que o conhecimento a respeito de educação financeira na infância ajuda a formar adultos com noção de gerenciamento de riscos.

Desta forma, os pais que introduzem este tema na infância estão ajudando os filhos a se tornarem adultos mais responsáveis financeiramente. 

Na visão de Gabriel Roizner, que trabalha em uma plataforma de educação financeira para crianças, é a favor da mesada educativa: “quando feita com planejamento e diálogo, ajuda no desenvolvimento de habilidades como responsabilidade, gerenciamento de dinheiro e tomada de decisões”, disse ele ao Terra.

Roizner também separou três razões que mostram a importância da mesada educativa. Confira:

Aprender na prática a lidar com o dinheiro 

De acordo com Gabriel, a finalidade da mesada sempre deve ser o de instruir as crianças a gerenciar o próprio dinheiro. Dê liberdade para eles.

Ao passo que a criança começa a ganhar um valor fixo, que pode ser por semana ou por mês, ela começa a se dar conta de que precisa se organizar para não gastar tudo de uma vez. Isto estimula sua capacidade de escolha e também a definir o que não é tão relevante.

Saber o que é mais importante 

Os pais sabem que geralmente as crianças querem comprar alguma coisa que não está dentro das possibilidades da família. Sendo assim, a mesada ajuda a mostrar para elas que nem sempre podemos comprar tudo que temos vontade.

Neste sentido, os pais podem incentivar os pequenos a economizar através da mesada para que futuramente consigam obter o item que tanto desejam. Explique a eles que juntando dinheiro, eles poderão talvez possa ser comprado com aquele dinheiro economizado.

Saber lidar com frustrações 

É importante que as crianças saibam que o dinheiro da mesada acaba e que elas só terão mais dinheiro futuramente. Aqui, o ideal é determinar um diálogo para que os pequenos entendam que precisam saber usar o dinheiro com sabedoria para não faltar.

É extremamente importante que os pais tenham controle e determinem que não darão mais dinheiro aos filhos. Fazendo isso, os pequenos aprendem a ter responsabilidade financeira e claro, lidar com as frustrações.

É importante frisar que a educação financeira é um processo de aprendizado constante, então sempre aborde a questão no dia a dia dos filhos.

 Magalu passa a oferecer cursos de educação financeira

Com o objetivo de conseguir atingir a marca de 60 milhões de brasileiros clientes da Magalu, a empresa varejista firmou uma parceria com a Xpeed School para oferecer cursos de educação financeira. Serão disponibilizados no total quatro cursos diferentes e o combo com todos eles custa R$177,75.

Os quatro cursos disponibilizados são: Dinheiro sem tabu: crenças limitantes, O poder do autoconhecimento financeiro, O beabá financeiro e O equilíbrio financeiro. De acordo com as empresas, a finalidade desta parceria é democratizar o acesso a educação financeira de qualidade para os brasileiros.

Os interessados nos cursos podem procurar os títulos dentro do aplicativo Magalu e desta forma, conseguirão acessar todo conteúdo na plataforma de educação do Magazine Luiza, a ComSchool.

Além destes cursos oferecidos pela XP, existem outras corretoras e instituições financeiras que ofertam cursos com preços acessíveis e até mesmo, gratuitos. Alguns deles são o Hub de Educação da B3, a Ágora Academy, a plataforma Educar da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), o canal MePoupe.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.