Apesar de não ser do conhecimento de muitos brasileiros, o CPF pode ser bloqueado. O Cadastro de Pessoa Física é aceito em território nacional, sendo uma das documentações mais importantes do cidadão. Por essa razão, é preciso estar atento a quais situações podem gerar o bloqueio do seu CPF para evitar transtornos gerados pela condição.
De acordo com a Receita Federal, os casos mais comuns de bloqueio de CPF são ocasionados por irregularidades no pagamento de dívidas, inconsistências de dados cadastrais e até mesmo a duplicidade do registro do cidadão.
Quais situações podem levar ao meu CPF ser bloqueado?
Alguns dos motivos que podem gerar o bloqueio do CPF podem passar despercebidos e por isso o cidadão deve estar sempre atento a estas situações que levam ao bloqueio do documento:
- Inadimplência;
- Duplicidade do registro;
- Inconsistências nas informações concedidas;
- Imposto de Renda não declarado;
- Entre outras situações.
No caso de dados incorretos, o cidadão pode regularizar sua situação pela internet, através do site da Receita Federal.
O que acontece se o meu CPF é bloqueado?
O CPF bloqueado pode significar uma grande dor de cabeça para o cidadão brasileiro, isso porque, com o bloqueio do documento, a pessoa fica impedida de realizar diversas atividades como abertura de conta em banco, venda de imóveis entre muitas outras.
A consulta do seu CPF pode ser realizada através do site da Receita Federal. Lá, o sistema deve gerar uma documentação do Ministério da Fazenda que sinaliza as possíveis pendências. Por meio da consulta, o seu CPF pode ter os seguintes status:
- Regular: sem pendência em seu cadastro;
- Pendente de regularização : o contribuinte não entregou alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física dos últimos cinco anos;
- Suspenso: cadastro incorreto ou incompleto;
- Cancelado: CPF cancelado por multiplicidade;
- Titular falecido: quando for incluído o ano de óbito;
- Nulo: dados fraudulentos.
Como solicitar uma nova via do CPF?
A emissão do CPF pode ser realizada por meio do aplicativo CPF Digital. Para quem não declarou o IR nos últimos dois anos, é preciso ir ao site da Receita Federal para solicitar um comprovante. Para quem pode apresentar a declaração, basta ir ao portal eCac e realizar o login com o código de acesso do gov.br.