5G: como trocar o chip? Quem pode trocar? Onde realizar a troca?

A rede móvel 5G finalmente chegou oficialmente ao Brasil nesta quarta, 6. Brasília será o primeiro local do país a contar com a nova tecnologia, que era expandida aos poucos em todo o país. As operadoras TIM, Vivo e Claro já foram liberadas para operar na faixa. Mas como fazer para ter acesso a nova tecnologia no seu aparelho? Saiba logo abaixo.

publicidade

É esperado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que neste início, o 5G opere em 80% da capital e funcione nos 67 aparelhos homologados pela agência e que suportam a tecnologia.

Confira como será feito o acesso ao 5G nas operadoras citadas acima:

TIM

O CEO da TIM, Alberto Griselli, disse que aqueles clientes que possuem um celular compatível com a nova tecnologia já estão com acesso liberado. Dos cerca de 60 celulares licenciados, a operadora disponibiliza o serviço para 30.

publicidade

Durante 12 meses, a nova tecnologia será disponibilizada de forma gratuita. Após este período, o 5G deve custar R$ 20, além do plano já contratado pelo cliente. Mas, a empresa diz que o valor ainda pode passar por mudanças.

O executivo diz que não é preciso trocar o chip para usar o 5G, somente ter um aparelho compatível e aderir ao novo pacote.

Claro

A operadora também já liberou o novo serviço para seus clientes. “Qualquer cliente com plano ativo, aparelho compatível e em área com cobertura pela tecnologia pode ter acesso ao 5G sem necessidade de mudar de plano ou de chip”, afirma a operadora.

A empresa informou que só será preciso trocar de chip e contratar um novo plano de dados no caso da categoria SA, que é mais avançada. 

Vivo

A Vivo também já oferece o 5G para seus clientes. A operadora informou que para utilizar  a tecnologia, é necessário ter um plano móvel da operadora e um aparelho compatível com o sinal.

Neste momento, cerca de 2,5 milhões de clientes já têm essa condição e são 47 aparelhos homologados compatíveis nas frequências de 3,5GHz e 2,3GHz.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

Por fim, a Vivo informou que os clientes que possuem chip 4G já possuem acesso ao 5G. Em locais cobertura, a conexão será automática e dessa forma o ícone 5G aparecerá na tela do aparelho.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.