Novo golpe mira pessoas que têm precatórios a receber; saiba o que fazer para se proteger

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) alerta sobre golpe em falsos telefonemas, mensagens e site. As vítimas em potencial são pessoas que têm precatórios a receber. Este grupo de cidadãos são bastante visados pelos criminosos.

Novo golpe mira pessoas que têm precatórios a receber; saiba o que fazer para se proteger
Novo golpe mira pessoas que têm precatórios a receber; saiba o que fazer para se proteger (Imagem: Montagem/FDR)

O TJSP informa que, para o recebimento de valores, não solicita depósitos e nem adiantamentos de taxas, custas processuais ou impostos. Ou seja, o credor não precisa depositar nenhum dinheiro neste caso. Sendo assim, caso exista alguma cobrança, a pessoa deve desconfiar da possibilidade de golpe.

A entidade alega que não existe a possibilidade de adiantamento. A ordem de pagamento acontece de forma cronológica — e estabelecida pela Constituição Federal. Também não existe a expedição de ofícios que pedem contato telefônico.

Como as quadrilhas especializada em golpe se comportam

A entidade informa que as quadrilhas com especialidade em golpe tendem a usar o nome, logotipo e/ou informações de companhias, escritórios de advocacia, bancos e instituições públicas — como o próprio Tribunal de Justiça de São Paulo — para enganar a pessoa e praticar diversos crimes.

Entre os meios usados para aplicar golpe, estão telefonemas, mensagens por aplicativo, cartas ou até mesmo a criação de falsos sites de leilões. “Não caia nessa! Fique atento às orientações”, alerta o TJSP.

Caso a fraude já tenha sido consumada, a entidade destaca a importância de registrar boletim de ocorrência em uma delegacia. Assim, as autoridades policiais poderão investigar o caso.

Para confirmar informações de documentos ou outras formas de contato do Judiciário paulista, a entidade orienta a ligar somente para os telefones das unidades cartorárias disponíveis no site do TJSP. Existe a possibilidade de realizar a busca por município, imóvel e setor.

O que fazer para se proteger de golpe envolvendo precatórios

Segundo o Tribunal de Justiça, caso o cidadão perceba algo suspeito relativo a precatórios, é recomendável procurar seu advogado (de preferência aquele que ganhou a causa para o mesmo).

Se for contatada a tentativa de golpe, a pessoa deve registrar ocorrência na Polícia Civil. O TJSP informa que, quando mais informações, melhor será para a investigação.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.