Como funciona o empréstimo consignado? Vale a pena?

Pontos-chave
  • Consignado costuma ter taxas de juros mais baixas
  • É voltado para aposentados e pensionistas do INSS e trabalhadores com carteira assinada
  • Confira todas as informações sobre a modalidade

Diante da situação atual econômica do país, muitas pessoas acabaram tendo que recorrer a um empréstimo. Uma entre as modalidades disponíveis é o empréstimo consignado que costuma ter taxas de juros mais baixas. Confira as informações sobre esta modalidade de crédito e se vale a pena.

publicidade

O que é o empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo em que as parcelas são descontadas todos os meses diretamente do benefício previdenciário. Além dos aposentados e pensionistas do INSS, os trabalhadores com carteira assinada e os servidores públicos também podem pedir o crédito. Nestes casos, o valor das parcelas é desconto da folha de pagamento.

  • Vantagens da modalidade

Devido ao baixo risco de inadimplência, os juros cobrados na modalidade são reduzidos. Os aposentados e pensionistas são os que mais buscam este tipo de empréstimo. O valor máximo emprestado depende de quanto eles recebem por mês para que a renda não seja comprometida.

publicidade
  • Limites autorizados 

Desde o início de 2021, o limite é de apenas 30% no empréstimo pessoal e 5% para gastos com cartão de crédito consignado. Sendo assim, o banco não poderá descontar um valor maior que o limite determinado pela margem do consignado. O teto de juros também passou por mudanças, saltado de 1,8% para 2,14% ao mês. Nas operações efetuadas com cartão de crédito, a taxa subiu de 3% para 3,06% ao mês.

Vale a pena?

Uma das vantagens da modalidade é que como as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício, os juros são reduzidos e a facilidade de se conseguir o dinheiro é maior.

Mas, mesmo com essa maior facilidade de contratação, é preciso ter cuidado. Sempre se atente se a empresa que está oferecendo o crédito é idônea e também se o empréstimo não irá prejudicar sua renda mais do que o ideal.

Outro ponto de atenção é que este tipo de empréstimo não permite adiamentos ou suspensões. A renegociação também pode ser mais complicada.

Esta modalidade de empréstimo pode ser uma saída para quem precisa de dinheiro rápido pagando taxas de juros mais baratas. Porém, segundo a gerente de eCred da Serasa, Amanda Rapouzo, mesmo com todos benefícios e diferencias, é precioso ter cautela no momento da contratação do empréstimo consignado.

publicidade

“Além de pesquisarem a idoneidade das empresas que oferecem esse modelo de empréstimo, o aposentado ou seus familiares devem mapear os eventuais riscos que envolvem a operação para, de fato, aproveitar as melhores oportunidades do mercado e as mais adequadas para o seu bolso”, disse ela ao portal R7.

Cuidados com os golpes

Confira algumas dicas para que os consumidores contratem o empréstimo consignado de maneira segura.

  • Sempre peça uma simulação antes de contratar o produto
  • Não tome decisões com pressa
  • Desconfie de propostas fora da realidade
  • Não efetue depósitos antecipados para receber o empréstimo
  • Só assine depois de ler tudo com atenção
  • Caso você resolva devolver o valor seja por arrependimento ou contratação não solicitada, sempre procure os canais de relacionamento do banco e nunca faça depósitos em contas de terceiros.
publicidade

Cai no golpe do consignado. O que fazer?

Recentemente, as reclamações a respeito de empréstimos consignados que foram contratados sem autorização do cliente cresceu 266%. Saiba o que fazer se isto acontecer com você

  • Faça um boletim de ocorrência comparecendo a uma delegacia presencialmente ou através da internet
  • Em posse do BO, faça uma reclamação na ouvidoria da Previdência Social do INSS pelo número 135 ou pelo site
  • Abra uma reclamação no Banco Central ligando no telefone 145 ou pelo site da instituição
  • Abra também uma reclamação no Reclame Aqui ou na plataforma Consumidor, da Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça.

Quais são os meus direitos?

As vítimas do golpe tem o direto de cancelar o empréstimo sem nenhum prejuízo, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. O valor das parcelas debitadas tem que ser devolvida integralmente.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

Como cancelar um consignado indevido para um aposentado

Ligue na Ouvidoria do INSS ou no número 135. Recomendamos ainda procurar a instituição financeira responsável e formalizar uma reclamação no Portal do Consumidor e Procon.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.