INSS faz mutirão para zerar a fila da perícia médica; veja como participar

Quem está com perícia médica pendente no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), poderá regularizar seu pedido no mutirão da Previdência Social. Em todos sábados do mês de julho os interessados poderão procurar uma agência para realizar o exame. A medida visa diminuir os impactos da greve dos peritos. 

INSS faz mutirão para zerar a fila da perícia médica; veja como participar
INSS faz mutirão para zerar a fila da perícia médica; veja como participar (Imagem: FDR)

O INSS adotou o mutirão de perícia médicas no estado da Bahia. Serão pelo menos seis cidades oferecendo o atendimento médico aos sábados. A justificativa é regularizar os exames que ficaram pendentes devido a greve dos peritos que ocorreu entre 28 de março e 24 de maio.

Os atendimentos de segunda a sexta-feira acontecem normalmente. No entanto, o atendimento extra aos sábados valem tanto para a capital baiana, em Salvador, como nas cidades de:  Feira de Santana, Ilhéus, Itapetinga e Santa Maria da Vitória e Vitória da Conquista.

Com a greve dos peritos, pelo menos 20 mil perícias deixaram de ser realizadas. No momento de acordo entre os médicos e a gestão, ficou decidido que haveria um mutirão a fim de zerar a demanda reprimida.

Todos os peritos médicos federais de Salvador irão atender todos os sábados durante o mês de julho para atender essa demanda represada. Sabemos que muitas pessoas têm urgência no atendimento pois precisam desse dinheiro para sobreviver”, disse Rosileide Soares médica perita.

Como participar do mutirão do INSS

Os interessados devem agendar a sua perícia médica no INSS por meio da central de atendimento telefônico. O telefone é 135, e funciona de segunda a sábado, das 7h as 22h. A ligação é gratuita.

O Instituto afirma que pelo menos 30 médicos devem prestar serviços no mutirão das agências baianas. No entanto, o funcionamento dos postos aos sábados será entre 7h e 14h, por isso é preciso ficar atento ao horário de agendamento.

Elas [as pessoas] precisam ligar para remarcar as consultas e pedir antecipação quando surgirem novas vagas no sistema e as pessoas que tiverem urgência devem ligar para 135 e pedir para remarcar a perícia”, pontuou Rosileide ao G1.

A confirmação do agendamento, assim como o acompanhamento do seu pedido de benefício também pode ser acompanhado por meio do aplicativo Meu INSS. 

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]